Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de julho de 2024
Rádios
Publicidade

Paraná busca reconhecimento internacional como área livre da peste suína

AgriculturaGeral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

Os secretários de Agricultura dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estiveram reunidos nesta segunda-feira (30) em Florianópolis (SC) para definir as estratégias a serem adotados para que os estados conquistem o reconhecimento de área livre da peste suína clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A partir de 2015, a Organização Mundial de Saúde Animal passará a certificar os países, ou áreas dentro de países, como livres da doença. Dessa forma, os Estados estarão aptos a entrar em novos mercados para a carne suína. Na reunião foram apresentadas quais ações os governos estaduais deverão tomar no controle e erradicação da doença. O pedido de reconhecimento deverá ser entregue até o mês de setembro ao Ministério da Agricultura, que encaminhará à OIE.

Além de comprovar que estão livres da peste suína, os Estados deverão adotar uma série de procedimentos que garantam a sanidade dos animais. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão livres da doença desde 1994, segundo o Ministério da Agricultura.

A Organização Mundial de Saúde Animal foi criada em janeiro de 1924 para combater as enfermidades dos animais em nível mundial e atualmente conta com 178 países membros, dispõe de escritórios regionais em todos os continentes e mantém relações permanentes com 45 organizações internacionais. Um dos principais objetivos da Organização é garantir a transparência da situação sanitária no mundo, assim como a garantia da segurança sanitária no comércio mundial de animais e seus produtos, particularmente dos alimentos. As regras internacionais elaboradas pela OIE protegem os países contra enfermidades e são cumpridas pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Publicidade
Publicidade