Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Palmas terá representante na arbitragem do badminton, na Rio 2016

Esporte

por redação

Publicidade

O palmense Edilson Siqueira foi convocado para as Olimpíadas Rio 2016. O árbitro, que teve sua convocação oficializada há duas semanas, atuará no badminton, como line judge (juiz de linha) com mais dois paranaenses (Cascavel e Curitiba). Com uma carreira consolidada na arbitragem do badminton desde 2013, Edilson Siqueira atua também no voleibol há mais de 15 anos.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas terá representante na arbitragem do badminton, na Rio 2016 — DSC08545
DSC08545

Em entrevista ao programa Club nos Esportes da Rádio Club AM de Palmas, Edilson contou que se consolidou na modalidade, com atuações de destaque em competições a nível nacional e internacional. O processo seletivo que o credenciou para a vaga Olímpica, se deu através da avaliação da Federação Mundial de Badminton (BWF) nos eventos internacionais em que ele participou e que era rigorosamente observado.

– Não importa se é esporte de rendimento ou de final de semana, a questão é que sem dedicação, sem disponibilidade de tempo e sem estudo não se chega a lugar algum, avaliou Edilson sobre seu empenho nos aprendizados sobre a arbitragem de badminton.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas terá representante na arbitragem do badminton, na Rio 2016 — DSC08543
DSC08543

Publicidade
Publicidade

As competições do Badminton no Rio 2016 iniciam no dia 10 de agosto, na segunda-feira, dia 8, o palmense desembarca no Rio de Janeiro para desempenhar sua função e mais que isso, realizar um sonho.

Badminton

História

Ainda pouco popular no Brasil e caracterizado por ser uma misto de tênis e vôlei de praia jogado com uma peteca e uma raquete, o badminton tem sua origem indefinida, mas a modalidade que se conhece hoje teve início na Índia. Nascido sob o nome de Poona, o esporte ganhou força quando, ainda no século 19, oficiais britânicos em missões na Índia, após ter entrado em contato com o Poona e gostado da prática, resolveram levar o esporte para a Europa.

Publicidade
Publicidade

No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.

Em 1995, a modalidade foi disputada nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, e, depois, firmou-se no evento, sendo jogada até hoje. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil finalmente conquistou sua primeira medalha no torneio, um bronze, com a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo. Como o Brasil nunca disputou uma Olimpíada no badminton, a estreia do país nos Jogos será em 2016, no Rio de Janeiro.

Publicidade