Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Palmas tem 64 médicos em atividade

Proporção é de 1,3 profissional para mil habitantes, bem abaixo da média nacional.

Saúde

por Guilherme Zimermann

stethoscope-6497490_1280
Foto: Julio César Velásquez Mejía/Pixabay
Publicidade

O município de Palmas, Sul do Paraná, tem 64 médicos em atividade, uma média de 1,3 profissional por mil habitantes, proporção bem abaixo da média nacional que é de quase três profissionais para cada mil habitantes. O levantamento foi realizado pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club junto aos Conselhos Regional e Federal de Medicina.

Em dez anos, o número de profissionais cresceu 56%. Segundo dados dos Conselhos, em 2013, Palmas contava com 41 médicos. Dos atuais 64, 39 são homens e 25 mulheres.

Considerando a população do município levantada pelo Censo 2022, de 48.247 habitantes, Palmas tem uma proporção de 1,3 médico para mil habitantes ou, na divisão da população por médicos, há um médico para 754 palmenses. A média nacional é de 2,8 médicos para mil habitantes.

Entre as especialidades, os clínicos gerais são maioria, com sete profissionais. Em seguida estão os ginecologistas e obstetras, com cinco especialistas. Anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral e pediatria também são as especialidades com mais médicos.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas tem 64 médicos em atividade
Publicidade