Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Palmas registrou mais de 600 acidentes de trabalho nos últimos sete anos

Geral

por Guilherme Zimermann

um-trabalhador-morto-por-acidente-de-trabalho-a-cada-4-horas-e-meia-1024×585
Publicidade

Em sete anos, o município de Palmas, Sul do Paraná, registrou 640 acidentes de trabalho. Produção florestal, abate de animais e fabricação de artigos de metal foram as atividades econômicas com maior frequência de registros. Os dados foram levantados pelo Setor de Estatística da Rádio Club/RBJ junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

No período entre 2012 e 2018, os acidentes de trabalho foram responsáveis por nove mortes em Palmas. Entre os tipos de ocorrências, fraturas, cortes, lacerações, esmagamentos, distensões e torções são as mais frequentes.

Entre as atividades econômicas, nesse período a produção florestal registrou 185 acidentes. No setor de abate de suínos, aves e outros pequenos animais foram 108 registros. Na fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal, 52 ocorrências.

Do total de vítimas de acidentes, 79% foram trabalhadores do sexo masculino, que foram também a totalidade das vítimas fatais.

Publicidade
Publicidade

Neste domingo (28), é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Durante este mês, foi desenvolvido o Movimento Abril Verde, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, com intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

A mobilização tem o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

Publicidade