Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de fevereiro de 2024
Rádios

Palmas registra 10 novos casos de câncer de mama a cada ano

Nesta segunda-feira, 27 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama.

Saúde

por Guilherme Zimermann

Dia-Nacional-de-Luta-Contra-o-Cncer-de-Mama2
Imagem: Cecom/Unicamp
Publicidade

Em 10 anos, 100 pessoas foram diagnosticadas com câncer de mama no município de Palmas, Sul do Paraná. Nesta segunda-feira, 27 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama.

De acordo com dados apurados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club em sistemas de informações do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2022, foram registrados 100 diagnósticos de câncer de mama em pessoas residentes em Palmas. Predominante entre as mulheres, há dois casos de diagnósticos de pacientes do sexo masculino.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas registra 10 novos casos de câncer de mama a cada ano

As faixas etárias com maior número de casos neste período foram as dos 40 a 44 anos e dos 50 a 54 anos, com 16 registros cada. Depois estão as dos 45 a 49 e 60 a 64 anos, com 12 diagnósticos. Há casos de pacientes mais jovens, como uma adolescente de 17 anos, passando pelas faixas etárias de 20 a 30 anos, até casos de pacientes com mais de 80 anos que receberam o diagnóstico para a doença.

[Grupo RBJ de Comunicação] Palmas registra 10 novos casos de câncer de mama a cada ano

Dados preliminares informam que em 2023, até o inicio de novembro, foram registrados nove novos casos de câncer de mama em Palmas. No período de 2013 e 2022, 36 palmenses morreram vítimas da doença. Leia mais:

Publicidade
Publicidade

Outubro Rosa: 40 pessoas morreram vítimas de câncer de mama em Palmas nos últimos 11 anos

O Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama foi instituído por Lei em 2009 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. A doença também pode acometer homens, porém é raro e representa cerca de 1% do total de casos.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de sintomas como o surgimento de nódulos, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Publicidade
Publicidade

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para isso. A postura atenta é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Os sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

 

Publicidade