Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
12 de maio de 2024
Rádios

Outubro Rosa: 40 pessoas morreram vítimas de câncer de mama em Palmas nos últimos 11 anos

Um dos óbitos foi de um homem na faixa de 60 a 69 anos. Estimativa é que o Paraná registre 3,6 mil casos neste ano.

Saúde

por Guilherme Zimermann

cancer-de-mama-outubro-rosa
Publicidade

Em 11 anos, pelo menos 40 pessoas morreram vítimas do câncer de mama em Palmas, Sul do Paraná. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que neste ano, o Estado do Paraná registre 3.650 novos casos da doença, que é o tema central da campanha Outubro Rosa.

Levantamento realizado pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club em bases de dados do Ministério da Saúde, apurou que entre 2012 e 2021 – último ano com informações consolidadas – 33 pessoas tiveram como causa de morte câncer maligno de mama. Um dos casos foi de um homem na faixa de 60 a 69 anos, no ano de 2020.

Entre todos os casos, a faixa etária de 80 anos ou mais foi a que teve o maior número de vítimas, com oito casos. As faixas de 40 a 49 e 50 a 59 anos registraram seis óbitos cada, enquanto que as faixas dos 60 a 69 e 70 a 79 anos, tiveram cinco casos cada. Houve ainda, no período de 2012 a 2021, três óbitos de pacientes entre 30 e 39 anos.

Com dados ainda preliminares, o Ministério da Saúde informa que em 2022, sete mulheres palmenses morreram vítimas do câncer de mama. Três tinham idades entre 70 e 79 anos e quatro entre 50 e 69 anos.

Publicidade
Publicidade

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990. O período é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, e atividade física insuficiente.

Em Palmas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer desenvolve inúmeras ações ao longo do ano, tanto na prevenção, como no apoio aos pacientes e famílias que enfrentam a doença. No dia 7 deste mês, a entidade realizou a distribuição gratuita de 40 requisições para exames de mamografia.

Publicidade