Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Palmas participa na elaboração do Estatuto Estadual da Pessoa com Deficiência

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Sugestões  apresentadas durante Audiência Pública realizada em março deste ano em Palmas, sul do Paraná, constam do Projeto de lei nº 335/14, que trata do Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná, que começa a ser debatido e votado em Plenário na sessão de segunda-feira (1º) da Assembleia Legislativa. De autoria do Poder Executivo, o projeto visa a promoção da inclusão social e da cidadania plena, efetiva e participativa dos portadores de deficiência.

Na mensagem de apresentação da proposição o governador Beto Richa explica que o documento define orientações normativas com o objetivo de assegurar, promover e proteger o exercício pleno e em condições de equidade de todos os direitos humanos e fundamentais das pessoas com deficiência. O projeto conta com um total de 264 artigos. A maioria deles resultou de sugestões apresentadas durante audiências públicas realizadas em diversas cidades, entre elas Curitiba, Londrina, Maringá e Palmas, bem como de consulta pública feita pela internet. As sugestões foram, posteriormente, apreciadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

 AUDIÊNCIA EM PALMAS

Durante a audiência em Palmas, promovida pelo Instituto Federal do Paraná e a APAE, estiveram presentes no evento diversas autoridades, como a Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direito Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, o presidente da Associação de Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, o Assessor Jurídico da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Miguel Gualano de Godoy. Também marcaram presença os Promotores de Justiça de Palmas  Fernando da Silva Mattos, Márcio Soares Berclaz e Mabiane Czarnobai Message além de  representantes do poder executivo e legislativo do município, acadêmicos, professores, representantes de entidades que atuam em defesa da Pessoa com Deficiência e a sociedade civil em geral. Ao final das discussões, foi elaborado um para servir de subsídio para a revisão do Estatuto no estado, que agora será discutido e  votado pelos deputados estaduais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade