Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Palmas mobiliza doações para atingidos por tornado no oeste de Santa Catarina

Geral

por redação

Publicidade

Atingida por dois tornados na última segunda-feira (20), a região oeste de Santa Catarina começa a trabalhar na recuperação e reconstrução das cidades mais afetadas pelos fenômenos. Em Xanxerê, 2,6 mil pessoas foram atingidas, 120 feridas e duas mortas. O tornado que atingiu o município de 47 mil habitantes, segundo meteorologistas, registrou intensidade entre F2 e F3, com ventos que podem chegar à 250 Km/h.  Cerca de uma hora depois do fato registrado em Xanxerê, outro tornado se formou sobre a cidade de Ponte Serrada e parte de Passos Maia. Cerca de 60% das casas do município pontesserradense foram atingidas.

Segundo o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, “levará de seis meses a um ano para reconstruir” os estragos causados pelo tornado, que além de casas, destruiu um ginásio de esportes e danificou seriamente unidades de saúde. O governador catarinense, Raimundo Colombo, anunciou apoio de homens e recursos através do Fundo Estadual de Defesa Civil. Também foi decretado estado de calamidade pública no município.

O Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também chegou no município anunciando apoio de 200 homens do Exército, além de acenar com a liberação de recursos para kits de higiene e limpeza e a possibilidade de acessar recursos dos bancos públicos, para reconstruir as casas. O Ministério do Trabalho garantiu a liberação do FGTS para as famílias atingidas na região.

A Presidente da República, Dilma Rousseff, telefonou para o governador de Santa Catarina, colocando toda a estrutura do governo federal à disposição do Estado catarinense.

Publicidade
Publicidade

Municípios das regiões oeste de Santa Catarina e sul/sudoeste do Paraná estão se mobilizando para a arrecadação de doações para as cidades atingidas.

Pontos de coleta em Palmas:

Super União – Centro e Divino

Secretaria da Catedral – Centro

Publicidade
Publicidade

Supermercado Ponto Certo – Lagoão

Supermercado Vitória – Centro

Laboratório Aldes – Centro

Laboratório Gram – Centro

Publicidade
Publicidade

O que doar:

Alimentos não perecíveis (com validade superior a 60 dias): Arroz, feijão, macarrão, farinhas, (milho, trigo e mandioca), óleo, leite em pó, molho de tomate, açúcar, enlatados (milho, ervilha, seleta, salsicha e sardinha). Alimentos de pronto consumo: Biscoitos, sucos (latas ou caixinhas), achocolatados (caixinhas), água Mineral. Materiais de higiene e limpeza: Pasta de dente, escova de dente, shampoo, sabonete, desodorante, sabão em barra, sabão em pó, detergente, desinfetante, fraldas descartáveis (M e G – infantis e geriátricas); Colchões; Roupas de cama e banho: Lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores e toalhas.

Publicidade