Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Operação Rodentia apreende armas, munições e prende caçadores

GeralMeio AmbienteSegurança

por redação

Publicidade

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) apreendeu 12 armas de fogo (sendo 10 longas e duas curtas), pássaros silvestres e grande quantidade de material de caça e pesca durante a “Operação Rodentia”, que foi deflagrada na manhã de ontem (30), nos municípios de Capitão Leônidas Marques e Boa Vista da Aparecida, ambos localizados no oeste do estado, e Nova Prata do Iguaçu, no sudoeste, em cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão. A operação visa combater a prática de caça à animais silvestres, da ordem dos mamíferos, que deu origem ao nome da operação, além de aves e pesca ilegal.

O resultado da operação será apresentado durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (30/07), no auditório do SESC (Serviço Social do Comércio) de Pato Branco (PR), com a presença do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, do Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato e do Comandante do BPMA, tenente-coronel Cesar Lestechen Medeiros.

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, elogiou a operação e afirmou que as forças policiais pretendem realizar ações assim constantemente. “O crime ambiental tem uma carga muito forte na região de fronteira, que tem um sistema de atividade ininterrupta, que envolve levantamento de informações e comprometimento com o próprio Judiciário. Todos os órgãos o Governo do Estado unem esforços para que possamos implementar cada vez mais ações dessa natureza aqui no Estado”, disse.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, ressaltou a importância de realizar operações de combate ao crime ambiental. “É um processo constante de atuação da Polícia Ambiental esta repressão aos crimes contra flora, fauna e meio ambiente. Os resultados foram positivos e essa é uma ação continuada, é a vocação da Polícia Ambiental em todo o Estado. Nós temos atuado com firmeza nesse importante segmento da evolução da sociedade que é o meio ambiente”, comentou.

Publicidade
Publicidade

Durante a atividade, os policiais militares apreenderam diversos cartuchos para variados calibres, materiais de pesca e caça, 10 armas longas e duas curtas, com numeração suprimida, dois silenciadores, três lunetas, facas, 15 aves silvestres de espécies como canário da terra, azulão, trinca-ferro, entre outras. Também foram apreendidos aproximadamente 10 kg de carne de animal silvestre.

“Estamos atuando especificamente no combate à caça de animais silvestres como paca, cotia, cateto, capivara, entre outros, objetivando também prender pessoas envolvidas com estes crimes. Por meio do cumprimento de mandados de busca e apreensão, já apreendemos carne silvestre, armas, silenciadores e munições, além de vários outros objetos usados para tal prática”, disse o tenente Rildo Fausto Kops Neto, um dos integrantes da operação.

A operação iniciou-se por volta das 6h no posto de Salto Caxias, em Boa Vista da Aparecida (PR), de onde as equipes policiais seguiram para os alvos previamente autorizados pela Justiça da Comarca de Capitão Leônidas Marques, que expediu os mandados.

“Com os resultados dessa operação, já apreendemos 328 armas de fogo em todo o Paraná e, com certeza, vamos superar o número do ano passado, que foi de 338 armas durante o ano todo. Com ações como essa conseguimos preservar a vida dos animais silvestres e retirar diversas armas de circulação, o que evita não somente crimes ambientais, mas até outros como roubo e homicídio”, avaliou o Comandante do BPMA, tenente-coronel Lestechen.

Publicidade
Publicidade

A partir de agora, as denúncias anônimas sobre crimes ambientais poderão ser feitas também por meio do 181. “Aproveitamos a oportunidade para anunciar que o cidadão paranaense poderá enviar ao Batalhão Ambiental denúncias sobre crimes ambientais, o que vai ampliar o combate à criminalidade”, disse o tenente-coronel.

O comandante do BPMA disse que ações como a “Operação Rodentia” tem acontecido em todo o Paraná, citando, por exemplo, a região de Londrina. “Nossas equipes já apreenderam 2.400 metros de redes de pesca no rio Tibagi, nas proximidades da cidade de Sertanópolis (PR), mostrando que o BPMA tem feito a sua parte para garantir a preservação da vida silvestre”, ressaltou

Fotos: Edivaldo Mota (Rádio Hawai ) e Catve Cascavel

Publicidade