Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

O dia 30 de julho na história regional

Geral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] O dia 30 de julho na história regional — Palmas - 1960
Palmas - 1960

No dia 30 de julho de 1960, em meio à campanha eleitoral para a presidência da República, as regiões sul e sudoeste do Paraná recebiam a visita de um dos postulantes ao cargo de Chefe do Poder Executivo brasileiro. O candidato pelo PSP (Partido Social Progressista), Adhemar de Barros, passou pela região, entre caminhadas e comícios, expondo suas propostas e seu plano de governo.

Naquele sábado, o presidenciável passou pelos municípios de Rio Negro, Guarapuava, Palmas e Pato Branco, além de Mafra e Joinville, no Estado de Santa Catarina. O fato foi noticiado pelo jornal Diário do Paraná. Porém, não há informações sobre registros fotográficos da passagem do candidato pessepista pela região.

Naquele ano, Barros, então prefeito da cidade de São Paulo, concorreu à presidência contra o marechal Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott, do PSD (Partido Social Democrático), e Jânio Quadros, do PTN (Partido Trabalhista Nacional), que venceu o pleito, com 48,27% dos votos e que, posteriormente, viria a renunciar o seu mandato, fato que contribuiu para a tomada do Poder pelos militares. Barros ficou em terceiro lugar.

Adhemar de Barros foi interventor federal (1938–1941) e governador do Estado de São Paulo por duas vezes (1947–1951 e 1963–1966). Já havia disputado a presidência do Brasil em 1955, ficando também em terceiro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade