Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Núcleo da Acefb promove o “Novembro Laranja” no Calçadão

GeralSaúde

por redação

Publicidade

“Os tipos de câncer de mama e próstata são bastante focados pela mídia e pelas pessoas. Temos que começar a nos preocupar mais com o câncer de pele, que é o mais incidente no Brasil”. A afirmação é de Thuane Téo, coordenadora do Núcleo de Estética e Saúde Complementar (Nesc) da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb).

Para aumentar a conscientização e consequentemente a prevenção dessa doença, o núcleo setorial promove neste sábado, 5 de novembro, no Calçadão, a “Campanha Novembro Laranja de prevenção ao Câncer de Pele”, a partir das 9 horas, em parceria com o Rotary Club Francisco Beltrão Cango.

No Sudoeste paranaense, é notável o número de pessoas de pele clara ligado a fatores raciais. E os mais expostos a luz solar, como os camponeses e trabalhadores da construção civil, devem redobrar a preocupação. “É comum atendermos pessoas com manchas escuras na pele ao fazermos tratamentos estéticos. Geralmente são melanomas, e indicamos que essas pessoas procurem um profissional médico”, lembra Thuane.

De acordo com dados do portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos de câncer e o de pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.”

Publicidade