Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Novos parques eólicos em Palmas aguardam Audiência Pública

EconomiaGeral

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Nos próximos dias deverá ser marcada a data para a realização da Audiência Pública como procedimento para a implantação dos três novos parques para a produção de energia eólica no município de Palmas, sul do Paraná. O ato é um rito processual para a expedição da Licença Prévia (LP) que permitirá  a geração até 172,7 megawatts na região do Horizonte.

Na tarde de ontem (12) o engenheiro, Adriano Jackson Gomes, sócio proprietário da Incomex, – uma das empresas do consórcio de investidores- acompanhado dos empresários e apoiadores do projeto no município, Francisco Putton; Daniel Langaro ( ACIPA), José Antonio Kaspreski, apresentaram ao prefeito Hilário Andraschko o andamento do projeto que prevê investimentos superiores a R$ 800 milhões de reais no município a partir de 2015.

[Grupo RBJ de Comunicação] Novos parques eólicos em Palmas aguardam Audiência Pública — DSC_0055
DSC_0055

Na ocasião pediu apoio da administração  para a realização da Audiência  a ser definida pelo Instituto Ambiental do Paraná.  Ao RBJ, Gomes salientou que  havia sugerido ao IAP  a data de 16 de junho o que não foi possível. “A gente espera que o órgão se manifeste nos próximos 30 dias a cerca da data definitiva para a realização da Audiência Pública”, explicou.  Na oportunidade serão apresentados à população os EIA/RIMA – Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais dos empreendimentos.

Publicidade
Publicidade

Conforme ele, os investidores aguardam com expectativa para que haja tempo hábil de participação nos leilões da ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica) e com isso dar cumprimento ao cronograma pré-estabelecido para os investimentos.  Obtendo êxito no certame é assinado o contrato para a venda de energia ao governo federal.  Após isso teremos um prazo de seis meses para preparação da documentação para a obtenção da Licença de Instalação (LI) dos Parques, contratação dos equipamentos e infraestrutura”, explicou o engenheiro.

Calculou que até meados de 2015 deverão ser iniciadas as obras de instalação das mais de 80 torres dos parques Eólicos Agua  Santa com 84 megawatts; Serra da Esperança, 42 megawatts e Rota das Araucárias, 46 megawatts. Explicou que o tempo da obra, a partir da implantação das torres, é de no mínimo 18 meses.

Publicidade