Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Assinado convênio para construção do Hospital Intermunicipal

GeralSaúde

por Evandro Artuzzi

Foto1
Publicidade

As linhas gerais de como deverá funcionar o Hospital Intermunicipal foram anunciadas nesta quinta (24), num evento que marcou a assinatura do convênio entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Francisco Beltrão. A nova estrutura terá cerca de 92 leitos e sete mil metros quadrados.

“Ele não irá substituir o Hospital Regional, pois será um hospital com foco em atendimentos de média complexidade e ênfase em cirurgias eletivas, com capacidade de realizar até 200 por mês”, explicou a chefe da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, durante a cerimônia.

[Grupo RBJ de Comunicação] Assinado convênio para construção do Hospital Intermunicipal — Cleber: “será uma solução definitiva para um problema histórico da nossa região”. Foto de divulgação
Cleber: “será uma solução definitiva para um problema histórico da nossa região”. Foto de divulgação

Além dela, participaram do evento o prefeito Cleber Fontana, o presidente da Amsop, Moacir Fiamoncini, o presidente do Cresems, Elói Schlickmann, gerentes da superintendência da Caixa, prefeitos Jaimir Gomes e Disnei Luquini e representantes de órgãos de saúde da região, como a ARSS.

A viabilização do Hospital Intermunicipal começou a ser debatida no final do ano passado pela Comissão de Saúde da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), que congrega prefeitos, secretários municipais e gestores de Saúde da região. A construção de um hospital que servisse de alternativa ao São Francisco – que está atendendo pelo SUS devido a uma intervenção administrativa – foi solicitada ao então ministro da Saúde, Ricardo Barros. O projeto teve apoio de lideranças federais e em fevereiro Barros sinalizou que o governo federal iria bancar a construção da estrutura.

Publicidade
Publicidade

Atualmente, técnicos da Prefeitura de Beltrão trabalham na elaboração dos projetos. O hospital será construído em uma área doada pelo Município, próximo ao Centro Regional de Especialidades (CRE).

“Problema histórico”

O prefeito Cleber Fontana acredita que o novo hospital irá suprir uma das principais demandas em saúde não somente de Francisco Beltrão, mas dos 27 municípios atendidos pela estrutura. “Vamos resolver um problema histórico que tínhamos; com a intervenção no São Francisco resolvemos de forma paliativa e agora com esse novo hospital vamos resolver de forma definitiva alo que acomete toda a microrregião”, definiu.

Segundo o presidente da Amsop, Moacir Fiamoncini, o envolvimento de diversas lideranças regionais no projeto está ajudando a acelerar sua tramitação e deve agilizar o processo para o início das obras. O Hospital Intermunicipal será construído com recursos federais: serão R$ 22 milhões para a obra e mais R$ 14 para equipar a estrutura. A gestão deve ocorrer através da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS).

Publicidade