Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

No interior de Beltrão, 116 famílias terão casa nova este ano

Francisco Beltrão

Geral

por redação

Publicidade

O primeiro grupo de famílias do Programa de Habitação Rural formado pela Prefeitura de Francisco Beltrão já está encaminhando a papelada para a contemplação dos cadastros junto à Caixa Econômica Federal. No município, a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) também é parceira do programa, que tem como meta construir 170 moradias nos próximos três anos.

Nesta etapa, um grupo formado por 116 famílias já está sendo contemplado. São agricultores e agricultoras que residem em pequenas propriedades e que terão quase a totalidade do valor do novo imóvel subsidiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A Prefeitura colabora com a organização dos cadastros e com a terraplanagem e acompanhamento da construção.

 O casal Franciele e Nelson Szupka não perdeu tempo em assinar a documentação que será enviada para análise da Caixa e Cooperhaf. Eles ainda residem em uma casa de madeira na propriedade de onde tiram o sustento, na comunidade de Santo Isidoro, e estão com grande expectativa para que o pedido de uma nova casa, de 54m2, seja aprovado. “Nossa casa é de madeira, antiga, e quando chove é difícil sair almoço, porque as panela são tudo ocupadas debaixo das goteiras”, descontrai Nelson, feliz com a possibilidade de ter uma nova casa, agora de alvenaria e com telhado que dê maior segurança nos dias de chuva.

 Além de Nelson, centenas de famílias se cadastraram no final do ano passado e agora estão em uma fila de espera que será contemplada com a formação de novos grupos de beneficiários. As casas tem tamanho padrão e recursos de aproximadamente R$28,5 mil liberados para cada construção.

Publicidade