Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Natural do Oeste de Santa Catarina, ministro do STF, Teori Zavascki, morre em acidente aéreo no RJ

Geral

por Guilherme Zimermann

Publicidade

[Grupo RBJ de Comunicação] Natural do Oeste de Santa Catarina, ministro do STF, Teori Zavascki, morre em acidente aéreo no RJ — teori-zavascki-moro
teori-zavascki-moro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, morreu em um acidente aéreo na tarde desta quinta-feira (19), em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. A morte do ministro foi confirmada pelo filho do magistrado em uma rede social. Natural de Faxinal do Guedes, Oeste de Santa Catarina, Zavascki foi nomeado ministro do Supremo em novembro de 2012, pela então presidente, Dilma Rousseff (PT). Viúvo desde 2013,ele deixa três filhos.

O avião que transportava o ministro, um Hawker Beechcraft King Air C90, decolou por volta das 13h do Campo de Marte, em São Paulo, com quatro pessoas a bordo. A queda ocorreu há cerca de 2 quilômetros da pista de pouso. Segundo moradores da localidade, chovia forte no momento do acidente. Mais de 50 militares da Marinha, além do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro atuam no resgate dos corpos.

Nascido em 15 de agosto de 1948, em Faxinal dos Guedes, há 90 quilômetros de Palmas, Sul do Paraná, Teori formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971, onde também concluiu o mestrado e o doutorado em Direito Processual Civil nos anos de 2000 e 2005, respectivamente.

Publicidade
Publicidade

Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) entre 2001 a 2003 e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral na década de 1990.

Em 2012, foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), substituindo Cezar Peluso, que se aposentara ao atingir a idade limite de 70 anos. Atualmente, ocupava a relatoria da Operação Lava Jato.

Publicidade