Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Municípios da região deverão elaborar planos de arborização

SUDOESTE DO PR

GeralMeio Ambiente

por redação

Publicidade

O plantio de árvores em vias urbanas de toda a região sudoeste do PR deverá seguir critérios técnicos para evitar riscos à população. As normas deverão constar de legislação aprovada em cada um dos 42 municípios da região. O assunto foi tratado durante um curso de capacitação na última semana em reunião que envolveu a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amos); Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Ministério Público.

A capacitação para elaboração Planos de Arborização Urbana faz parte do termo de Cooperação Técnica firmado entre as entidades com vistas ao programa de arborização em todos os municípios paranaenses. O curso abordou ainda temas relacionados ao planejamento, implantação, avaliação e monitoramento da arborização urbana, manejo de árvores urbanas e aspectos legais.

Conforme o engenheiro José Volnei Bisognin, que ministrou o curso pelo IAP a capacitação é muito importante para atualização os gestores municipais sobre a legislação e os critérios para questões relacionadas ao corte de árvores, esclarecendo as responsabilidades dos entes públicos quanto ao manejo da arborização urbana.

Pelo convênio firmado, 15 mil mudas serão fornecidas pela Copel para diversas cidades parananenses. São árvores com tamanho padrão para plantio em calçadas e de espécies estabelecidas no plano de arborização do município. As mudas são cultivadas em hortos florestais da Companhia.

Publicidade