Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
08 de maio de 2024
Rádios

Municípios avançam no combate à fome e a miséria

Geral

por redação

Publicidade

De acordo com uma análise realizada em cinco municípios da região Sudoeste do estado (Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha e Palmas), a partir das informações divulgadas no Portal ODM, ferramenta do Sesi no Paraná que apresenta informações dos indicadores dos ODM de todos os estados e municípios brasileiros, a maioria dos municípios da região conquistaram avanços no alcance do ODM 1 (Acabar com a fome e a miséria).

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos em 2000, onde líderes de 191 países assinaram um pacto para eliminar a fome e extrema miséria até 2015. São oito objetivos que abrangem das áreas de geração de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

Seguindo a tendência nacional, três municípios – Clevelândia, Honório Serpa e Mangueirinha – atingiram a meta de reduzir pela metade a população que está baixo da linha da pobreza, ou seja, a população que possui uma renda mensal inferior a R$ 140,00. Palmas e Coronel Domingos Soares atingiram mais de 60% da meta.

Já a meta de reduzir pela metade a população que sofre de fome foi atingida por três municípios – Coronel Domingos Soares, Mangueirinha e Palmas. O município de Honório Serpa alcançou 75,83% da meta e o município de Clevelândia, 11,02%. O indicador utilizado para o cumprimento desta meta é o número de crianças desnutridas que foram pesadas pelo Programa Saúde da Família.Saiba mais em: www.portalodm.com.br

Publicidade
Publicidade

Paraná
O estado do Paraná alcançou a meta de reduzir pela metade a população abaixo da linha da pobreza, porém ainda são 750 mil pessoas que continuam nesta situação no estado.
O Paraná também alcançou a meta de reduzir pela metade a população que sofre de fome, sendo que, em 1999, 8,2% das crianças menores de dois anos estavam desnutridas e, em 2012, este índice passou para 0,6%.
Boas práticas
Desde 2014, por uma iniciativa do Sesi no Paraná, por meio da metodologia do Arranjo Educativo Local, quatro escolas municipais de Honório Serpa, em um trabalho conjunto de pais, professores e alunos, implantaram hortas comunitárias. O objetivo foi incrementar a merenda escolar, com verduras, e desenvolver uma atividade coletiva. “O envolvimento da comunidade escolar e do comércio local foi o destaque deste projeto”, salientou a secretária do Departamento de Educação do município, Alexandra Aparecida Alves.
Mobilização
A mobilização social para o alcance dos ODM, no Brasil, iniciou em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. No Paraná, este trabalho iniciou também em 2004 com a criação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do Sesi PR, responsável pelo Portal ODM (www.portalodm.com.br). Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná foi possível mobilizar os três setores da sociedade em prol dos ODM.

Publicidade