Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
04 de maio de 2024
Rádios

Município terá que criar 203 vagas em CMEIs para atender crianças em lista de espera

Geral

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Município terá que criar 203 vagas em CMEIs para atender crianças em lista de espera — Camille Crippa, promotora da vara da Infância e Juventude. Foto: Arquivo RBJ
Camille Crippa, promotora da vara da Infância e Juventude. Foto: Arquivo RBJ

O Município de Francisco Beltrão, no Sudoeste, terá que aumentar emergencialmente o número de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade, para atender, no mínimo, 50% das crianças que aguardam em lista de espera. A determinação, em caráter liminar, é da Vara da Infância e Juventude de Francisco Beltrão e decorre de ação civil pública ajuizada pela 4ª Promotoria de Justiça da comarca.

Assim, conforme decisão da Justiça, o Município tem o prazo de 30 dias (a contar de hoje) para providenciar ao menos 203 novas vagas nos CMEIs já existentes, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1,5 mil reais, em desfavor do prefeito.

Segundo descreve a ação, a Promotoria já havia instaurado procedimento administrativo em 2014, com o objetivo de encontrar uma solução rápida para reduzir o número de crianças na lista de espera. No entanto, o prefeito não tomou as providências necessárias para resolver o problema, o que levou o Ministério Público a propor a ação civil pública.

Publicidade