Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Ministério Público realiza inspeção na carceragem da delegacia de Palmas

GeralSegurança

por redação

Publicidade

Aconteceu no início da semana na carceragem da delegacia de Palmas, sul do Paraná, a inspeção mensal, promovida pelo Ministério Público da Comarca, a fim de verificar as condições do local, além de acompanhar os trabalhos dos responsáveis pela guarda e segurança e esclarecer dúvidas processuais dos detentos.

Segundo o Promotor de Justiça, Juliano Marcondes Paganini, na sua atividade de fiscalização da execução penal, o Ministério Público promove, todos os meses, inspeção na carceragem da delegacia para assegurar a correta aplicação das penas, aliada à proteção aos direitos dos detidos.

Salientou o promotor que a inspeção se deve também ao fato de um detendo há aproximadamente duas semanas ter provocado um incêndio dentro de uma das celas. O preso provisório ateou fogo nos colchões no horário do almoço, provocando um principio de tumulto.

O fogo foi contido pela ação rápida dos Agentes de Cadeia e do Corpo de Bombeiros. Alguns detentos receberam atendimento médico por apresentarem sintomas de inalação de fumaça.

Publicidade
Publicidade

O suspeito pelo incêndio foi autuado em flagrante, teve contra si expedido novo mandado de prisão e foi imediatamente transferido para Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde aguardará julgamento pelos crimes de homicídio, bem como pelo crime de incêndio, ocorrido na carceragem.

Segundo o Promotor de Justiça, as condições da carceragem e os serviços dispensados aos presos (alimentação, higiene, banhos de sol, vestuário, assistência médica e contato com familiares) estão aparentemente adequados, não havendo maiores reclamações. O Ministério Público está acompanhando a adequação da estrutura da carceragem da delegacia de Polícia e às normas de segurança do Corpo de Bombeiros, constantemente.

A inspeção foi acompanha pelo delegado Getúlio de Morais Vargas, chefe da 5ªSDP e responsável interinamente pela DP de Palmas, Setor de Investigação local, Agente Penitenciário e Ministério Público.

Publicidade