Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Ministério da Saúde lança campanha de doação de leite materno

Saúde

por

Publicidade

A campanha nacional que incentiva a doação de leite materno foi lançada nesta quinta-feira, 21, pelo Ministério da Saúde. A intenção é aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para os recém-nascidos nos 215 bancos de leite espalhados pelo Brasil.

Em Francisco Beltrão, o Hospital São Francisco tem um ponto de coleta de leite desde 2010. O posto está vinculado ao Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Unioeste, em Cascavel, que, por sua vez, pertence à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Nos primeiros três anos de funcionamento, o hospital registrou 153 doadoras, sendo coletados 450 litros de leite, beneficiando 338 recém nascidos.

De acordo com o ministério da Saúde, o volume de leite materno coletado, atualmente no País, representa de 55 a 60% da real demanda. Ainda segundo dados do governo, das cerca de três milhões de crianças nascidas em 2013, mais de 11 por cento foram prematuras.

Com duração de um ano, a campanha vai distribuir um milhão de duzentos mil  folders e 20 mil cartazes aos bancos de leite humano de todos os estados.

Publicidade
Publicidade

A doação de leite e o aleitamento materno contribuem para a redução da mortalidade infantil, sendo fundamental na diminuição de infecções, alergias e diarreias, que afligem os bebês recém-nascidos prematuros de baixo peso. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.

Publicidade