Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
10 de maio de 2024
Rádios

‘Meu candidato é o Lagarto’, diz Kosmos sobre eleição para a prefeitura de Palmas

Manifestação de apoio leva em conta o contexto atual. No entanto, prefeito afirma que tem outros “dois nomes na manga”.

Política

por Guilherme Zimermann

DSC_0392
Publicidade

“Meu candidato é o Lagarto”. A frase é do prefeito de Palmas, Sul do Paraná, Kosmos Nicolaou (PSD) ao ser questionado sobre o nome que poderá apoiar na eleição para a prefeitura em outubro. Ao menos até esta quinta-feira, 1º de fevereiro, o apoio recai sobre o ex-vereador Edson Ferreira Kemes, o Lagarto (PP). Porém, o próprio prefeito afirma que tem outros “dois nomes na manga”.

Em entrevista à Rádio Club nesta quinta-feira, o prefeito falou sobre a sua situação partidária. Filiado ao Partido Social Democrático, pelo qual foi reeleito em 2020, Kosmos diz estar aguardando para definir se permanece ou deixa a sigla. Presidente da Comissão Provisória municipal do partido, viu a direção estadual do PSD inativa-la no último mês de outubro.

Comissão provisória do PSD de Palmas fica inativa por decisão do partido

Sobre as especulações de que a direção estadual do partido estaria articulando entregar a Comissão Provisória para outros agentes políticos, o prefeito se mostra indiferente, lembrando que sua primeira eleição, em 2016, ocorreu quando estava filiado ao desconhecido PEN (Partido Ecológico Nacional), que depois virou Patriota e, recentemente, foi fundido ao PTB, formando o PRD (Partido da Renovação Democrática).

Publicidade
Publicidade

Na segunda eleição, em 2020, já filiado ao PSD, Kosmos afirma que não recebeu qualquer tipo de apoio do partido, seja para o financiamento da campanha, seja na presença de deputados ou outros integrantes da sigla nas atividades eleitorais, e mesmo assim foi eleito.

Por isso considera que, em nível municipal, a questão partidária não tem tanta importância, sendo a eleição municipal mais vinculada à pessoa do candidato, do que o partido que ele integra. Ouça no player abaixo:

Reeleito em 2020, Kosmos não pode concorrer novamente ao cargo em 2024. Mas, questionado sobre quem gostaria de enfrentar nas urnas, caso pudesse ser candidato, ele não cita nomes, mas diz que gostaria de “ganhar de gente grande” (no sentido figurado e não no aspecto físico-corporal do candidato, esclareceu o prefeito).

Publicidade
Publicidade

Sobre o nome que apoiará na eleição deste ano, afirmou que, no contexto atual, seu candidato é o ex-vereador Lagarto. Justifica a sua posição pela postura política que o ex-vereador tem, “por ser um cara do povo”.

Na eventualidade de uma composição, com Lagarto sendo vice de outro candidato, Kosmos diz que terá que analisar, dependendo de quem seja o candidato. Porém, citando o músico Belchior, o prefeito diz que “o passado é uma roupa que não nos serve mais”. No entanto, “não é obrigado a apoiar quem não quer” e afirma ter ainda “duas pessoas: uma guardada na manga esquerda e outra na manga direita”, por isso, “vai esperar para ver o que que dá”.

Publicidade