Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
21 de maio de 2024
Rádios

Maquetes de casas sustentáveis demonstram criatividade e consciência ambiental

GeralMeio Ambiente

por Evandro Carlos Artuzzi

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O Município de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está desenvolvendo um projeto de Educação Ambiental em todas as 26 escolas da rede pública municipal de Pato Branco. Na Escola Vila Izabel, por exemplo, estudantes dos 3º, 4º e 5º anos fizeram maquetes de casas sustentáveis, visando reforçar a importância da preservação dos recursos hídricos.

A coordenadora da Escola Municipal Vila Izabel, Otilia Ortolan Guarez, conta como está sendo a realização do projeto. “Tivemos aulas explicativas e a apresentação de vídeos sobre a preservação da água. Visitamos uma propriedade rural, onde pudemos ver diversas formas de reaproveitamento hídrico. Tivemos, também, palestras, trabalhos de sala de aula envolvendo produção textual, poesias, etc. A partir disso, a elaboração das maquetes foi uma nova etapa, que envolveu as famílias, processo que levou mais de um mês para a produção, com materiais recicláveis”, explicou.

As maquetes foram pré-selecionadas pelas professoras, sendo que duas de cada turma foram escolhidas. A partir disso, os alunos apresentaram suas maquetes às famílias, em um encontro na escola, quando houve a seleção dos melhores. Naquele momento, a maquete do aluno do 5º ano, Cezar Augusto Wolek Balan, 10 anos, foi a que mais recebeu votos.

“Minha mãe e meu irmão me ajudaram a fazer uma maquete muito boa. Eu aprendi que tem várias formas de reutilizar a água, até filtrando ela, usando pedras, igual esse poço que eu fiz aqui na minha maquete”, disse Cezar.

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Quem também se destacou foi Bruno Vieira dos Santos, 09 anos, aluno do 4º ano. Após a atividade, ele se sente seguro para descrever algumas características de casas sustentáveis. “Esse tipo de casa é muito importante para o meio ambiente, porque reutiliza a água. Nesse modelo que eu fiz, a água da chuva desce, vai para o captador, depois para a cisterna, que tem uma bomba e que manda para o filtro. Essa água dá para lavar calçadas e regar as plantas. Meu pai me ajudou, ele estava fazendo um pergolado lá em casa e reutilizamos as madeiras”, relatou.

O aluno do 4º ano, Arthur Simionatto, 10 anos, utilizou o tablet do Programa Clique Conhecimento para realizar a atividade. “Pesquisei na Internet para encontrar esse modelo. A água pode ser reutilizada na piscina, para molhar as plantas e ter outras finalidades. Também tem a placa solar, para energia dos chuveiros. Eu não sabia que poderíamos usar a água da chuva para várias atividades da nossa casa, não poluindo a natureza, ajudando as pessoas e o meio ambiente”, contou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, lembra que a Educaçao Ambiental é um tema transversal, que deve ser trabalhado em todas as disciplinas do currículo escolar, o que também acompanha o art. 1º da Lei Federal nº 9795/1999. “A Educação Ambiental abrange os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, voltadas para a conservação do meio ambiente. Na Escola Vila Izabel, vimos um exemplo concreto, do envolvimento das famílias dentro dessa transversalidade voltada à sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, disse.

O Projeto

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Lançado em maio deste ano, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Projeto de Meio Ambiente na Escola objetiva o desenvolvimento integral dos educandos, refletindo sobre os conceitos básicos das questões ambientais, de forma a oferecer ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras. As equipes da Secretaria elaboraram algumas sugestões para os trabalhos, como entrevistas, montagem de produções artísticas e fotográficas, entre outras, para serem realizadas em todas as 26 escolas da Rede Municipal. O Projeto atende, ainda, à Lei Municipal nº 4619, de 23 de junho de 2015, que instituiu o Plano Municipal de Educação.

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