Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
27 de abril de 2024
Rádios

Mangueirinha adota medidas de combate ao mosquito aedes

GeralSaúde

por Ivan Cezar Fochzato

0898f8a36d7b8b0d9eb401c469f0cdf2
Publicidade

A Vigilância Sanitária de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná, elaborou um plano de combate ao mosquito aedes aegypti e a eliminação das condições propícias a sua proliferação. A medida foi adotada após constatada a elevada incidência de focos de larvas do vetor de doenças como Dengue, Zika, Chikungunya.

Conforme o Secretário de Saúde, Ivoliciano Leonarchik, o levantamento nos imóveis e a coleta de  amostras de água parada  abrangeu 10% dos 4.300 imóveis do município. Nestes locais foram constatadas larvas em oito de cada dez amostras coletadas. A confirmação das larvas foi feita pelo Coordenador dos Agentes de Endemias do município após análise dos materiais em Pato Branco.

O plano de ação prevê a limpeza dos lotes vagos e a retirada de recipientes que acumulam agua da chuva. Os proprietários dos terrenos onde foram encontradas as larvas serão notificados e intimados adotar os procedimentos apontados pelos Agentes de Endemias, num prazo de cinco dias.

Dentre as providências está manter o lote/residência limpos e livres de objetos que armazenam água a fim de prevenir a entrada e proliferação de vetores, e animais peçonhentos. Também será adotada uma rotina para o combate, controle e monitoramento visando garantir as condições de saúde e qualidade de vida da população.

Publicidade