Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
26 de abril de 2024
Rádios

Mais de 70% do rebanho palmense ainda precisa passar por campanha de atualização

Adapar alerta que prazo para cadastramento se encerra em duas semanas.

Agricultura

por Guilherme Zimermann

DSC04524
Foto: Arquivo/RBJ
Publicidade

Há duas semanas do final do prazo para atualização de cadastros, menos de 30% do rebanho pecuário de Palmas já passou pelo cadastramento. A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) alerta os criadores sobre as penalizações que podem ser aplicadas, caso os prazos da campanha não sejam cumpridos.

Neste ano, a campanha de atualização de rebanhos acontece em apenas uma etapa, iniciada em 01º de maio e que segue até o próximo dia 30. A Adapar salienta que a atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa.

A atualização é obrigatórioa para todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

O criador que não realizar o cadastramento fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento imprescindível para qualquer movimentação entre propriedades ou para abate em frigoríficos. Além disso, a legislação prevê autuação e pagamento de multa de uma Unidade Padrão Fiscal por cada animal. Em junho, o valor da UPF no Paraná é de R$ 113,54.

Publicidade
Publicidade

Segundo a Adapar, até esta segunda-feira (14), Palmas tinha 29,7% de seu rebanho já atualizado. Em Coronel Domingos Soares, o percentual era de 40,5%.

Publicidade