Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
05 de maio de 2024
Rádios

Luciana Rafagnin reuniu secretários municipais de Agricultura do PT

Francisco Beltrão

AgriculturaGeral

por redação

Publicidade

Das 42 prefeituras do sudoeste do Paraná, 17 secretarias de Agricultura são comandadas por petistas, que compareceram a um encontro na Assesoar em Francisco Beltrão na última sexta-feira (19). A convocação dói da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que apresentou aos secretários e secretárias o projeto de lei  (PL) que cria um fundo extraordinário para indenizar produtores rurais que tiverem animais sacrificados quando apresentam teste positivo de brucelose e tuberculose.

O projeto foi protocolado no início do mês e deve passar, ainda nesta semana, por discussão na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). A deputada relata que pediu informações à secretaria estadual de Agricultura sobre os números das doenças que afetam bovino e bubalinos, e preocupada com a situação dos produtores que enfrentam este problema no rebanho, elaborou o PL.

De acordo com o projeto, o fundo pode ser composto de recursos provenientes da própria dotação orçamentária do estado, transferência do ICMS arrecadado com a venda de vacinas da brucelose ou de tuberculinas e antígenos, convênios com o governo federal e ainda 0,01% da arrecadação do ICMS da comercialização de produtos lácteos e cárneos de bovinos e bubalinos.

Luciana destaca que um critério é fundamental para que o produtor rural possa receber a indenização. “É preciso provar que as obrigações sanitárias foram cumpridas em 100% dos animais da propriedade”, lembra. A fiscalização, segundo o projeto fica por conta do departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da secretaria de estado da Agricultura e Abastecimento.

Publicidade
Publicidade

Ainda na reunião, da equipe do mandato da deputada Luciana, a responsável por pesquisar programas do governo federal e auxiliar os municípios no cadastramento de projetos, Marlise Carling relatou que muitos prazos ainda estão em aberto e que os secretários de Agricultura podem procurá-la para ter mais informações sobre o que há neste setor. E por sugestão do mandato, os secretários e secretárias municipais constituíram um Fórum que deve se reunir periodicamente para debater questões ligadas à agricultura nos municípios. A coordenação é da secretária de Agricultura de Francisco Beltrão Daniela Celuppi.

Publicidade