Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Leandre e presidente da AMSOP debatem capacitação de produtores de leite com Governo do Paraná

Agricultura

por Evandro Artuzzi

Leandre e Ortigara
Publicidade

A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) e o presidente da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), Mauro Censi, participaram, nesta quarta-feira (17), em Curitiba, de uma reunião com o Secretário de Agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara. Na pauta, uma proposta para unir esforços entre estado e municípios e laticínios para qualificar a cadeia produtiva do leite no Sudoeste e aumentar a competitividade do produto.  Atualmente, o Sudoeste é a maior bacia leiteira do Sudoeste do Paraná.

“No início do ano, recebemos com preocupação a notícia sobre o fim da taxa para o leite importado no Brasil. Em breve, haverá competidores internacionais no mercado Brasileiro. E a cadeia produtiva do leite precisa estar preparada. Em conversa com a Ministra da Agricultura, conseguimos prorrogar a medida antidumping aplicada sobre a importação de leite da Europa e da Nova Zelândia. Mas não sabemos até quando. Por isso, precisamos nos preparar para competir, de igual para igual, com o produto internacional. E isso nós só vamos conseguir capacitando nossos produtores e melhorando a cadeia produtiva regional, produzindo leite de melhor qualidade e com valor agregado”, discorreu a deputada Leandre.

O secretário Norberto Ortigara ficou animado com a proposta das lideranças sudoestinas. Ele se comprometeu em realizar um projeto e, posteriormente, agenda para debater a proposta de qualificação da cadeia produtiva da região Sudoeste.

O presidente da AMSOP, Mauro Cenci, afirmou que, em breve, a entidade realizará uma reunião para debater a proposta com os secretários de agricultura dos municípios, técnicos e engenheiros da EMATER (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), e representantes dos laticínios da região.

Publicidade
Publicidade

Fonte: Assessoria 

Publicidade