Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Justiça suspende pagamento de gratificação ao presidente da Câmara de Palmas

Política

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

A juíza da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Palmas, sul do Paraná, Gabrielli Spinardi Pinto, determinou a suspensão do pagamento da gratificação pela função de Presidente da Câmara de Vereadores, num valor de aproximadamente R$ 3.000,00 mensais.

A decisão ocorreu a partir de uma ação proposta  pelos  vereadores Alberto Thaler (PTB), Adilson Luis Piran(PMDB), Joana Darc Franco de Araújo(PMDB) e Márcio Rafael Mergem Lima(PMDB) que defendiam que a gratificação era de direito do presidente eleito da Câmara, uma vez que, quando foi afastado por supostos atos de improbidade administrativa, a decisão judicial nada dispôs quanto à remuneração, recaindo a decisão sobre o assunto à apreciação da própria Câmara.

Por outro lado, contestavam Decreto do presidente interino, Wilmo Rodrigues Correia da Silva(PMDB), que suspendeu em maio o pagamento ao presidente afastado, Adilson Piran, e determinou o pagamento ao vereador que estivesse em efetivo exercício da presidência, no caso a sua pessoa. Sustentavam os edis que a alteração deveria ser feita através de resolução e não por Decreto.

Ao não acatar o pedido formulado pelos vereadores e com base decisão do presidente interino para a alteração do beneficiário, o Judiciário decidiu pela suspensão da gratificação a quem quer que seja, até que haja julgamento da demanda.

Publicidade
Publicidade

Na manhã de hoje(20), o presidente interino, Wilmo R. Correia da Silva, confirmou ao RBJ que desde a notificação da decisão judicial, o pagamento da gratificação está suspensa sendo que está recebendo apenas o valor de subsídio dos vereadores fixando em R$ 4.656,52, mensais.

Publicidade