Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
11 de maio de 2024
Rádios

Jovens empreendedores criam núcleo de startups na região Sudoeste

Geral

por redação

Publicidade

Jovens empreendedores com ideias de negócios inovadores. O ambiente das chamadas startups cresce a cada dia na região Sudoeste e, agora, com a organização do Sebrae/PR, iniciou-se também um trabalho da formação de lideranças para atuarem neste contexto. O workshop realizado no escritório regional do Sebrae/PR em Pato Branco, na última semana, definiu os primeiros passos para o trabalho que será retomado em novo encontro, no mês de julho.

O gestor regional do Programa Startups do Sebrae/PR, no Sudoeste, César Colini, lembra que o movimento de startups começou a se organizar a partir do Startup Weekend, realizado no ano passado. De lá pra cá, o tema passou a ganhar corpo em encontros no Sebrae e nas universidades, o que determinou o interesse e participação de jovens empreendedores em torno do assunto.

“Acompanhamos o início da comunidade startup na região e partimos para a ação, mobilizando esses jovens que são o público alvo do projeto do Sebrae nesta área. Por isso, realizamos essa capacitação com o foco comportamental, com temas relacionados ao desenvolvimento de lideranças”, explica Colini.

Startups são empreendimentos gerados a partir de ideias inovadoras e promissoras, principalmente associados à área de tecnologia, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis. As startups têm revolucionado o mercado ao apresentar novos modelos de negócios em todo o mundo, inclusive em Pato Branco e na Região Sudoeste, que possuem um ecossistema favorável para a criação de novas empresas, graças à presença de ‘atores’, como incubadoras, poder público, entidades, grupos de investidores e universidades.

Publicidade
Publicidade

No workshop, realizado em dois dias de atividade, o grupo definiu a criação de um núcleo de startups do Sudoeste. “Foi uma surpresa positiva, oriunda deste trabalho que motivou o grupo para a criação do núcleo regional, que certamente agregará mais pessoas  a partir da multiplicação desta ideia dentro do ecossistema de inovação regional”, analisa Colini.

Graduada em Sistemas de Informação, Rozilaine Barili, trabalha em empresa de tecnologia em Dois Vizinhos e, paralelamente, dá seus primeiros passos no mundo startup, integrando um grupo que criou o aplicativo “racha taxi”, apresentado no Startup Weekend, em 2014, em Pato Branco. Rozilaine participou do treinamento de formação de lideranças e aprovou a iniciativa.

“Sempre é importante crescer pessoal e profissionalmente. Seja num novo negócio ou mesmo na empresa que a gente trabalha, ou na nossa comunidade, exercer a liderança ajuda no ambiente em que estamos”, destaca a jovem, que integra o núcleo de startups e pretende seguir no processo.

Para Dyego Cantu, de Pato Branco, que atua na prestação de serviços para web, e integra o grupo de entusiastas da tecnologia “Pato Livre” (patolivre.tk), ressalta que a capacitação iniciou o debate em torno da figura do líder e já deu frutos, com a criação do núcleo.  “Foi dinâmico e rápido como uma startup. Debatemos, trabalhamos a liderança e aplicamos esse conhecimento na criação do núcleo, o que reflete o nível de discussão e criatividade do grupo”, conclui Dyego.

Publicidade