Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Ivone Fábris é homenageada pela Câmara de Vereadores

Cotidiano

por redação

Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Ivone Fábris é homenageada pela Câmara de Vereadores — Ivone Fábris está com 80 anos. Foto: Ademir Augusto
Ivone Fábris está com 80 anos. Foto: Ademir Augusto

Nesta segunda segunda-feira (23) foi realizada solenidade na Câmara de Francisco Beltrão para a entrega da placa de Moção de Aplauso à pioneira Ivone Fábris. A iniciativa da vereadora Maria de Lourdes Pazzini (PMDB) foi aprovada por unanimidade. O plenário ficou lotado de familiares, lideranças e amigos da homenageada. A forma de Ivone agradecer os vereadores foi através de uma apresentação de acordeon.

Gaúcha de Getúlio Vargas, dona Ivone Fábris completou 80 anos no dia 20 de maio. Reside em Francisco Beltrão desde 1949, ou seja, há 67 anos. Quando aqui chegou o município não tinha sido criado, ainda era Vila Marrecas. Ivone é a primeira dos três filhos de Balduíno e Letícia Salton Saltori de Ross. Os outros filhos são Omar e Elaine. No Rio Grande do Sul seus pais tinham indústria de cadeira e vassouras. Em Santa Rosa Ivone iniciou os estudos de música, como aluna interna do Colégio Santa Rosa de Lima. Lá aprendeu a tocar e amar o acordeon, instrumento que ela toca até hoje.

Nos primeiros tempos de Marrecas e Francisco Beltrão animava festas e tocava até bailes. A família de Ross se estabeleceu no Rio do Mato, onde o pai Balduíno adquiriu um grande pinhal. Lá também residia a família Fábris, de seu futuro marido. Eram proprietários de uma serraria. Em 1956 sua família mudou-se para Curitiba e foi lá que Ivone se casou com Sady Fábris, no dia 12 de janeiro de 1957. Logo retornaram para Francisco Beltrão. A primeira gravidez foi no período da Revolta dos Posseiros. O primeiro filho, Sadiomar, nasceu em setembro de 1957. Depois vieram mais dois, Glademir e Devarlei.

[Grupo RBJ de Comunicação] Ivone Fábris é homenageada pela Câmara de Vereadores — Ivone de um dos filhos no plenário da Câmara. Foto: Ademir Augusto
Ivone de um dos filhos no plenário da Câmara. Foto: Ademir Augusto

Ainda em 1.957 deixaram a comunidade de Rio do Mato para morar na cidade, onde residem até hoje, no Edifício Fábris, construído naquela época como um dos maiores prédios de Francisco Beltrão. Dona Ivone Fábris acompanhou toda a história de Francisco Beltrão. Inclusive possui um dos mais ricos arquivos de fotos que retratam a história e o crescimento de nossa cidade. A Vereadora Lourdes Pazzini destacou que pelo seu pioneirismo, coragem e colaboração com a história de nosso município, dona Ivone merece este reconhecimento do Poder Legislativo.

Publicidade
Publicidade

Ouça reportagem com Ademir Augusto (Rádio Onda Sul FM)…

Publicidade