Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Internet Para Todos deverá contemplar quase 30 localidades da microrregião de Palmas

Cotidiano

por Guilherme Zimermann

internet para todos
Publicidade

Quase 30 localidades do interior da microrregião de Palmas deverão ser contempladas pelo programa Internet Para Todos, lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) nesta segunda-feira (12), com a assinatura de 2,4 mil termos de adesão à iniciativa.

Segundo ministério, as localidades a serem contempladas foram indicadas pelas prefeituras. Nesses lugares, os moradores terão a oportunidade de contratar serviços de conexão à internet oferecidos por empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, que estão sendo credenciadas pelo MCTIC desde janeiro. O ministério salienta que o programa Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita, mas ofertará Internet a preços reduzidos. Abaixo estão as comunidades que deverão ser atendidas nos municípios de Palmas, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Honório Serpa e Mangueirinha:

[Grupo RBJ de Comunicação] Internet Para Todos deverá contemplar quase 30 localidades da microrregião de Palmas

Os municípios que entraram na primeira fase do programa começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o MCTIC, que prevê instalar 200 antenas por dia.

Cabe as prefeituras indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, bem como garantir a segurança da área e custear as despesas de energia elétrica.

Publicidade
Publicidade

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017, vai garantir a conexão. O satélite recebeu R$ 3 bilhões em investimento e tem vida útil de 18 anos.

O Internet para Todos também prevê levar banda larga a escolas, hospitais e postos de saúde, conforme o MCTIC. O ministério firmou parcerias com outras pastas (Educação e Saúde) para viabilizar o serviço.

No caso da parceria com o Ministério da Educação, a intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil escolas ainda em 2018. O MCTIC ainda fechou parceria com o Ministério da Defesa para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras.

Publicidade