Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Intempéries afetam produção e Bituruna/PR cancela a Festa da Uva 2016

AgriculturaEconomiaGeral

por redação

Publicidade

A geada tardia registrada no mês de setembro, incidência de chuva de granizo, dentre outra intempéries derrubaram a produção de uvas nos principais pólos produtores do país, como Serra gaúcha, Oeste de Santa Catarina e as regiões Sul e Sudoeste do Paraná. Em decorrência disso, com a pouca oferta da fruta, a tradicional Festa da Uva de Mariópolis, realizada no mês de janeiro como parte das festividades em honra ao padroeiro da cidade, teve ser cancelada.

Outro município também conhecido pela sua produção vitivinicultora, Bituruna, no Sul paranaense, também se viu obrigado a cancelar a sua Festa da Uva, em decorrência da baixa produção. Tradicionalmente realizada em meados de fevereiro, a festividade não acontecerá, pois, segundo a administração municipal, são vendidas, em média, 10 toneladas da fruta in natura durante a festa. Com a impossibilidade de garantir tal quantidade para os visitantes, os produtores optaram por processar quase 100% frutos colhidos, destinando-os à produção de vinho.

O departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Bituruna garantiu que em 2017 a festividade deverá ocorrer, como nos outros anos, graças ao auxílio prestado pelo poder público através de programas de incentivo e assistência técnica aos agricultores.

Publicidade