Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
30 de abril de 2024
Rádios

Instituto Policlínica Pato Branco recebe novos residentes

Geral

por Evandro Artuzzi

Residencias_apresentacao_1
Os novos residentes: Vinicius Cenci Guarienti, Valcyr Varnier Jr, Thaynara Miranda Pitol, Mauro Brunel Rodrigues, Francisco Aurilio de Matos e Diego Pasini de Oliveira. Foto de divulgação
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Instituto Policlínica Pato Branco recebe novos residentes — Os novos residentes: Vinicius Cenci Guarienti, Valcyr Varnier Jr, Thaynara Miranda Pitol, Mauro Brunel Rodrigues, Francisco Aurilio de Matos e Diego Pasini de Oliveira. Foto de divulgação
Os novos residentes: Vinicius Cenci Guarienti, Valcyr Varnier Jr, Thaynara Miranda Pitol, Mauro Brunel Rodrigues, Francisco Aurilio de Matos e Diego Pasini de Oliveira. Foto de divulgação

O Programa de Residências Médicas do Instituto Policlínica PB ganhou seis novos integrantes. Na manhã desta quinta-feira (01/03), em Pato Branco, teve início a edição 2018, com a apresentação dos aprovados na seleção. Eles foram recebidos por diretores do Instituto, preceptores e coordenadores de setor do hospital. As residências médicas são realizadas em três especialidades – Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria – em parceria com o curso de Medicina da Fadep.

Boa parte dos residentes é da região Sudoeste. Diego Pasini de Oliveira, de Pato Branco (formado na FAG, em Cascavel), e Valcyr Varnier Jr (Furb, Blumenau) cursarão Cirurgia Geral. Thaynara Miranda Pitol, de Pato Branco (Univali, Itajaí) e Francisco Aurilio de Matos, de Francisco Beltrão (Famep, Presidente Prudente) foram selecionados para Pediatria. Vinicius Cenci Guarienti, de Chopinzinho (Unisul Pedra Branca, Florianópolis) e Mauro Remulo Grinfelder Brunel Rodrigues (Faculdade Evangélica, Curitiba) integram a área de Ortopedia e Traumatologia.

Na apresentação, o diretor-presidente do Instituto Policlínica PB, Sadao Yamamoto, relembrou dos esforços empreendidos pelo hospital junto com a comunidade de Saúde para a obtenção do curso de Medicina e ressaltou que as residências médicas tiveram papel importante na conquista.

“Sempre mantivemos a busca por avançar na estrutura médica e nas especialidades. As residências fazem parte do investimento que fazemos constantemente para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou Yamamoto.

Publicidade
Publicidade

O presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Instituto, Luis Eduardo Durães Barboza, adiantou que uma das novidades para este ano está no apoio da Fadep à execução das publicações científicas. “Os residentes devem, obrigatoriamente, apresentar um trabalho de conclusão de curso (TCC). A Fadep auxiliará na tarefa e, assim, aliaremos a prática médica com a publicação de conteúdos”, explicou Barboza.

A coordenada do curso de Medicina da Fadep, Ivone da Silva Duarte, relatou que o hospital, por fazer parte do polo referência em saúde, recebe muitos casos difíceis e, por vezes, raros. “A intenção é articular a necessidade da tarefa (TCC) com a divulgação científica, e mostrar esse universo tão rico”, detalhou Ivone.

Publicidade