Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
07 de maio de 2024
Rádios

Instituições promovem capacitação do serviço Família Acolhedora em Palmas

Geral

por Guilherme Zimermann

DSC_0001
Publicidade

O Centro Cultural Dom Agostinho está sediando nesta semana, o curso de capacitação do serviço de acolhimento – Família Acolhedora: Costurando Histórias. As palestras e treinamentos são ministrados pela assistente social Neusa Cerutti e seguem até sexta-feira (04).

A coordenadora do serviço em Palmas, assistente social Claudia Marina Zaro, explica que o Família Acolhedora é um serviço de acolhimento familiar voltado para a proteção de crianças e adolescentes entre zero e 18 anos de idade que foram afastados de suas famílias de origem.

Os postulantes acolhem voluntariamente em suas casas, por um período de tempo provisório, crianças e adolescentes, que estão com os direitos violados, oferecendo-lhes proteção integral e convivência familiar, com o objetivo de protegê-los e prestar cuidados, possibilitando seu crescimento sadio, dando-lhe afeto e respeitando suas necessidades individuais. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

A palestrante do evento, Neusa Cerutti, é coordenadora do serviço de acolhimento familiar em Cascavel e foi uma das criadoras do serviço no Estado do Paraná. Conforme ela, o objetivo da capacitação é conscientizar e sensibilizar a sociedade palmense sobre a necessidade de ampliar a atuação desse modelo de acolhimento.

Destacando a relevância desse trabalho para a vida de muitas crianças e adolescentes, ela reflete sobre a responsabilidade de cada cidadão no modelo de sociedade atual e de que forma o serviço de acolhimento pode mudar a vida daqueles que, por inúmeras circunstâncias, precisam ser acolhidos. Ouça no player abaixo:

Publicidade