Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Indígenas invadem fazenda ocupada pelo MST em Abelardo Luz

GeralSegurança

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Um grupo de aproximadamente 20 indígenas adentraram nesta sexta-feira(12) na área da Fazenda Papuã, de 1.700 hectares, entre Abelardo Luz e Ipuaçu, em Santa Catarina, que há três meses vem sendo ocupada por 500 famílias do MST – Movimento Sem Terra. Conforme informou o site Guia Abelardo Luz, representantes do Setor Policial e do Poder Judiciário catarinense sobrevoaram a região no início da tarde desta sexta-feira(12) para acompanhar a situação.

A área em questão foi ocupada em junho deste ano e no mês seguinte foi realizada no Forum de Abelardo Luz, a primeira audiência pública em que participaram trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra, proprietários e o juiz agrário do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Na ocasião ficou estabelecido que os proprietários se mobilizariam em torno de ações judiciais e administrativas para regularizar a condição de propriedade e o movimento permanece na área até 15 de janeiro de 2015 acompanhando esse processo.

Conforme o Movimento das 530 famílias 80% são de Abelardo Luz e as demais de Palmas e Clevelândia, no Paraná e, Xanxerê, Entre Rios, São Domingos, Bom Jesus, Ouro Verde, entre outros, em Santa Catarina. Conforme o MST sobre a área foi iniciada a produção de hortaliças e a criação de animais. Uma Unidade de Saúde e uma escola para as crianças das séries iniciais, de 1º ao 5º ano já estão em funcionamento. Crianças do 6º ao 9º ano frequentam a Escola da comunidade do Alegre do Marco, próximo do local.

Publicidade