Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
19 de maio de 2024
Rádios

Índice de Longevidade demonstra necessidade da gestão pública pensar ações para a terceira idade

Geral

por Guilherme Zimermann

hands-981400_1920
Publicidade

Um indicador elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon aponta que Palmas está entre os municípios brasileiros com as melhores condições de vida para idosos.

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) considera dimensões como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência.

Na posição 108 entre os municípios com menos de 100 mil habitantes, Palmas se destaca no quesito bem-estar, que leva em conta o número de idosos com plano de saúde, o número de estabelecimentos voltados a atividades físicas, estabelecimentos de lazer, entre outros indicadores.

Já no segmento cultura e engajamento, que, entre seus indicadores, considera o nível de acesso à internet e a oportunidades de qualificação, Palmas tem um dos piores resultados. No quesito saúde, elaborado a partir do número de médicos, número de leitos, número de hospitais, entre outros, o município também apresenta valores baixos.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Índice de Longevidade demonstra necessidade da gestão pública pensar ações para a terceira idade — Indicadores do IDL de Palmas (Fonte: Instituto Mongeral Aegon)
Indicadores do IDL de Palmas (Fonte: Instituto Mongeral Aegon)

O gerente institucional do Instituto, Antônio Leitão, explica que para a elaboração do Índice, são utilizados dados públicos de diversos órgãos, como Agência Nacional de Saúde (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério das Comunicações, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e Tesouro Nacional.

Segundo projeção do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), em 2020, a população de idosos, pessoas acima de 60 anos, em Palmas é, aproximadamente, 4,7 mil pessoas, o que representa 9,8% da população total do município. Em 2040, o número de pessoas com idade superior a 60 anos será de 8,7 mil, o que equivalerá a 15,8% da população do município. Diante desta tendência de envelhecimento da população, Leitão aponta que os dados apresentados servem de base para o planejamento das cidades por parte dos gestores públicos, sobretudo aqueles eleitos neste ano. Ouça no player abaixo:

Publicidade