Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Implantação de novos postos de combustíveis em Palmas depende de revogação de lei

EconomiaGeral

por redação

Publicidade

A Câmara de Vereadores de Palmas, sul do Paraná, deverá votar nas próximas semanas projeto que suspende os efeitos de lei que estabeleceu uma série de critérios e restrições para instalação e funcionamento de novos postos de combustíveis no município. A proposição do Poder Executivo visa estabelecer a livre concorrência no setor, desenvolver o comércio, movimentar a economia e oportunizar novos empregos no município.

Conforme o Projeto de Lei 40/2015, em análises pelas Comissões Legislativas, a lei em vigência e que foi aprovada ainda em 2010 faz restrições ainda maiores que as exigidas pelos órgãos que tem competência de autorizar o funcionamento, no caso, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o que coloca a atual legislação municipal em desconformidade com a lei nacional.

Além disso e com base na súmula vinculante 49 do Supremo Tribunal Federal(STF), a atual legislação local configura-se inconstitucional, pois ao ocasionar qualquer impedimento de instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área, ofende o princípio da livre concorrência.

A mensagem defende que a instalação de novos postos, por exemplo, permitirá benefícios a todos os munícipes, como por exemplo, a baixa no preço dos produtos ofertados, além da oferta de empregos e renda à população.

Publicidade
Publicidade

Após a análise e pareceres das Comissões de Constituição e Legislação, Justiça e Redação; Orçamento, Gestão e Fiscalização e Mérito, o projeto de lei segue para plenário devendo receber três votações

Publicidade