Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
24 de janeiro de 2021
Rádios

IFPR Palmas projeta oferta de Curso Técnico em Energias Renováveis

Educação e Cultura

por Guilherme Zimermann

122000438_10158848295874532_4002595026316873005_n
Publicidade

Lançado pelo Governo Federal em novembro, o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética (Programa EnergIF), poderá contribuir para a criação do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável no Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Conforme o Ministério da Educação, o programa visa ampliar a oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, impulsionar a ampliação de infraestrutura para laboratórios e aquisição de usinas.

Além de impulsionar a formação profissional tecnológica para ampliar a geração de empregos, preferencialmente com mão de obra local, o programa buscará estimular pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo.

O diretor do Campus Palmas do IFPR, Roberto Bianchi, destaca que a iniciativa do governo federal vai ao encontro dos pleitos da instituição, que já incluiu a abertura do novo curso no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Publicidade
Publicidade

Explica que a ideia inicial era formar uma comissão, em 2020, para a elaboração do projeto pedagógico do curso e levantamento da infraestrutura de salas e laboratórios. Porém, as restrições impostas pela pandemia impossibilitaram o andamento dos trabalhos no prazo estabelecido.

Salienta, no entanto, que o Campus tem profundo interesse em ofertar o curso, buscando já no inicio de 2021 elaborar os projetos e, dentro das condições, no máximo até 2023 abrir o processo seletivo para o curso, que será integrado ao ensino médio, com duração de três anos. Ouça no player abaixo:

Publicidade