Menu Últimas Notícias
Grupo RBJ de Comunicação
Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de julho de 2022
RÁDIOS

Hospitais filantrópicos estão próximos de um ‘colapso financeiro’, diz entidade do setor

Alerta é da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil. Hospital de Palmas enfrenta este cenário.

Saúde

por Guilherme Zimermann

IMG_20220519_113447270_HDR
Foto: Arquivo/RBJ
Publicidade

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil promoveu um ato nesta semana, em Brasília, para chamar a atenção sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelas instituições.

Segundo a entidade, 60% dos procedimentos feitos nesses hospitais são remunerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, conforme a confederação, os valores repassados não são suficientes para cobrir os gastos. Este cenário é vivenciado também pelo Hospital Santa Pelizzari, de Palmas.

Conforme o assessor jurídico da instituição, Carlos Lorga, de todos os procedimentos realizados pela unidade, mais de 70% são oriundos do Sistema Único de Saúde e o restante são atendimentos particulares ou através de planos de saúde privados.

No entanto, no aspecto financeiro há uma inversão nestes números, com quase 70% das receitas provenientes dos procedimentos particulares e apenas 30 por cento pagos pelo SUS. Além disso, outro ponto que preocupa o setor, se refere à aprovação do piso nacional da enfermagem, que, caso entre em vigor, sem a garantia de custeio, gerará sérios impactos financeiros. Ouça no player abaixo:

Publicidade
Publicidade

Publicidade