Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Hoje mundial de combate à hepatite

Saúde

por Everton Leite

Publicidade

Hoje, 28, é comemorado o Dia Mundial de Combate às Hepatites, doença caracterizada pela inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, consumo de álcool e drogas, uso de alguns tipos de remédios, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Existem cinco tipos de vírus causadores da hepatite: A, B, C, D e E. No mundo, a hepatite C é a que mais acomete as pessoas, aproximadamente 3% da população mundial, ou seja, 170 milhões de pessoas.

Além da hepatite C, que é a mais conhecida pelo público, é importante lembrar que a hepatite B também faz várias vítimas. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas por ano contraiam a doença no mundo. Mas, a boa notícia é que a principal arma contra as hepatites A e B é a vacina, que está disponível gratuitamente na rede pública de saúde para pessoas de até 49 anos.

Francisco Beltrão

Publicidade
Publicidade

Iniciou nesta segunda-feira em Francisco Beltrão e prossegue até o próximo sábado a Semana de Combate às Hepatites Virais, que pretende intensificar a identificação da hepatite de tipo B e C entre a população. Durante a campanha, todas as unidades de saúde do município estarão realizando testes rápidos das doenças, com resultado em 15 minutos.

Atualmente, a região de Francisco Beltrão tem um dos maiores índices de infectados por hepatite B do estado, segundo o infectologista dr. Spada Jr. “Em comparação com outras regionais de Saúde, temos um número muito grande de pessoas com a doença”, explica.

Para se ter uma ideia, o Sae/CTA acompanha 1.006 casos de hepatite B, enquanto que os acompanhamento de HIV somam 490.

As hepatites B e C são identificadas somente através de exames, pois apresentam poucos sintomas, mas podem se manifestar com cansaço, fraqueza, alteração da urina e fezes e amarelamento da pele. Ambas atacam o fígado.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade