Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Governo sinaliza novo processo de concessão do transporte urbano em Palmas

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

59087170_300777957485093_5481444340708409344_n
Publicidade

O governo de Palmas, sul do Paraná, iniciou processo para o lançamento de novo edital de concessão do serviço do transporte público de passageiros. Nesta segunda-feira(20) foi nomeada a composição da Comissão de Estruturação do Processo Licitatório do Transporte Coletivo que integra Secretários Municipais, Procuradoria Geral do Município, OAB, Departamento de Trânsito e Poder Legislativo.A medida confirma anúncio pelo Secretário de Administração, Felipe Zanoello, da intenção do governo local realizar um novo certame.

O contrato de concessão venceu em 2014, ano que foram iniciados os procedimentos para uma nova licitação. Realizada só em 2015, nenhuma empresa manifestou interesse em explorar o serviço. Desde o fim do contrato, o transporte é realizado através Termo de Permissão pelo Poder Público pela empresa Transporte Coletivo Palmense (Transcopal).Há dois anos Ministério Público (MP/PR) estabeleceu prazos, via Recomendações Administrativas, para que se providenciasse novo processo.

O movimento por melhorias no sistema foi retomado em 2015 pelos estudantes do IFPR.  O tema já motivou, há dois anos, uma Audiência Pública, da qual participaram  representantes do Executivo, Legislativo, estudantes, empresários, instituições de ensino e diversos outros representantes da sociedade civil. Durante aproximadamente três horas discutiram e apresentaram demandas para ampliação de linhas e quadro de horários, melhores condições dos veículos; meio passe, dentre outros aspectos.

Antecipou Zanoello que conforme estudo do Depaltran,  serão necessárias seis linhas e que em breve deverá ser convocada nova Audiência Pública para apresentação do projeto e discutir a melhor maneira de sua implantação. Salientou que quanto ao meio ao meio passe para alunos do IFPR, idosos e pessoas com necessidades especiais, serão inclusas em Edital de licitação

Publicidade