Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Governador Beto Richa suspende estudos do Corredor Sudoeste

Geral

por redação

Publicidade

Ao desembarcar em Pato Branco, Sudoeste do Estado, para uma série de compromissos no município, o governador Beto Richa (PSDB), pegou de surpresa até mesmo os prefeitos da região que são mais próximos a ele como o caso de Augustinho Zucchi (PDT), ao anunciar a suspensão dos estudos do Corredor Sudoeste.

Conforme o governador, a suspensão é temporária, mas servirá para o governo e DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estudar as propostas apresentadas durante as duas audiências públicas realizadas em Pato Branco e Francisco Beltrão, nos dias 7 e 8 de dezembro.

O governador garantiu que nada seja feito sem o consentimento da população. “Vamos amadurecer as ideias, tenta aprimorar, aperfeiçoar ainda mais um formato que esteja dentro daquilo que as pessoas esperam, que possa satisfazer os interesses, a capacidade também de eventualmente se cobrar alguma tarifa para as obras de duplicação dessa rodovia (…….) Vamos analisar as propostas das audiências, inclusive uma que é de formar cooperativas, vamos ver se, primeiro é viável, e segundo se é possível fazer uma obra desse porte de duplicação e qual seria o preço cobrado por essa obra.  

Ouça a entrevista concedida à imprensa de Pato Branco….

Publicidade
Publicidade

 

Empresas de transporte e empresários da região são contra o pedágio

[Grupo RBJ de Comunicação] Governador Beto Richa suspende estudos do Corredor Sudoeste — Reunião realizada na noite de quarta-feira (14) na sede do Sinditac, em Francisco Beltrão.
Reunião realizada na noite de quarta-feira (14) na sede do Sinditac, em Francisco Beltrão.

Na noite desta quarta-feira (14) empresas de transportes da região e empresários realizaram um reunião em Francisco Beltrão para debater o assunto pedágio. Na ocasião, foi criada uma comissão para manter um dialogo com o Governo do Estado, a fim de impedir a privatização do trecho denominado “Corredor Sudoeste”, entre Palmas e Realeza. O movimento  é denominado “Sudoeste sem Pedágio”.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o diretor do Sinditac (Sindicato dos Transportadores Autônomos do Sudoeste), Gilberto Gomes da Silva, as entidades não aceitam pedágios na região, por isso estão se unindo para debater com o Governo do Estado. ” Não queremos fechar rodovias ou promover badernas, muito menos transformar o debate num palanque político, por isso estamos nos organizando através de uma comissão para conversar e apresentar nosso ponto de vista”, disse.

O empresário Antonio Frozza, de Marmeleiro, faz parte da comissão e defende o debate. Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, garantiu que outros empresários da cidade e região também apoiam a iniciativa e devem se juntar ao grupo. Além disso, foi mantido contato com a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), a qual disponibilizou assessoria jurídica para acompanhar todas as tratativas junto do Governo do Estado. Frozza afirma que o pedágio retardaria o desenvolvimento do Sudoeste, visto que o valor proposto é muito alto e as empresas de transporte deixariam de circular com mercadorias pela região.

Ouça as entrevistas, na íntegra….

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade