Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Futuro presidente do Regional Sul II defende fortalecimento do Laicato

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

dom-geremias-a
Publicidade

Os Bispos do Paraná encerram na última terça-feira(19) o encontro do Regional Sul II da CNBB em Toledo, Oeste do Estado,reunindo 26 Arcebispos, Bispos e Administradores Diocesanos, desde o último domingo(17). Para Dom João Carlos Seneme foi uma benção receber todos os bispos do Paraná, para celebrar,  sentir a fé do povo e homenagear a Diocese nos seus 60 anos.

No primeiro dia, foram apresentados relatórios das vivências e trabalhos realizados em 2018 e a Missão Católica São Paulo VI, assumida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, África.  O episcopado ainda refletiu sobre as pastorais e movimentos da Igreja do Paraná e a caminhada na CNBB. A pauta de debates também ocorreu em torno do projetos  “A mim o fizestes” desenvolvido pelas Pastorais Sociais  e o “Cada comunidade uma nova vocação” que reza pela motivação às vocações  sacerdotais.

No segundo dia,  ocorreu a eleição para a presidência do Regional Sul 2 da CNBB para os próximos quatro anos. Para a presidência foi eleito Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina; vice-presidente, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba e secretário Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo auxiliar de Curitiba.

Dom Geremias defendeu a necessidade de alguns passos no sentido de uma valorização maior de pastorais, organismos, movimentos e fazer com que o laicato seja cada vez mais firme  e preparado. “Precisamos pensar a questão econômica, sobre o financiamento de muitos trabalhos que o regional tem. Também, um desafio muito grande é o nosso trabalho missionário na Guiné-Bissau. Mas, no geral, podemos dizer que as nossas dioceses estão muito bem, o trabalho no nosso regional vai bem, mas é preciso sempre permanecer atento para que possamos continuar crescendo” , disse ele.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Futuro presidente do Regional Sul II defende fortalecimento do Laicato

Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Ertl, foi eleito representante da Arquidiocese de Cascavel no Conselho de Pastoral da CNBB Regional Sul 2 – Paraná.

A nova Presidência e o Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB vai assumir a gestão, oficialmente, na Assembleia Geral dos Bispos, que acontecerá em Aparecida (PR), nos dias 1º a 10 de maio de 2019.

Publicidade