Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de abril de 2024
Rádios

Fórmula de disputa da Série Prata será a mesma em 2024

Palmas será o único representante do sudoeste na competição, mas ABF Beltrão pode ser convidada.

Esporte

por Ludimar Fontana

Congresso Tècnico Prata
Foto: FPFS
Publicidade

O Campeonato Paranaense de Futsal da Série Prata de 2024 terá o mesmo sistema de disputa de 2023. A decisão pela manutenção da fórmula deste ano foi tomada pelos dirigentes e representantes dos clubes no congresso técnico da modalidade realizado na segunda-feira (18), em Foz do Iguaçu. Ocorreram mudanças em relação ao acesso e desecenso, aumentando uma equipe que subirá para a Ouro e uma que descerá para a Bronze, desta forma, os 3 melhores da temporada se garantem na elite do futsal paranaense em 2025 e os 3 piores serão rebaixados.

Foi oficializado no encontro, a desistência do Maringá Seleto. Na temporada 2023 o time maringaense jogou 15 vezes, venceu 5, empatou 1 e perdeu 9, somando 16 pontos ficando na 14ª colocação geral da primeira fase. Quem ficou com a vaga foi o Fazenda Futsal, 5º colocado da Bronze, que aceitou o convite da Federação Paranaense de Futsal.

ABF – Beltrão pode herdar vaga do Quedas

Existe ainda uma dúvida com relação a participação do Quedas Futsal, caso a equipe desita da disputa, a ABF Beltrão, sexta colocada na Bronze, deverá receber o convite da FPFS para a disputa da Série Prata. As demais equipes confirmadas são: Medianeira, Santa Helena, Cianorte, APAF, Palmas, Apucarana, Missal, Terra Rica, São José, Guaíra e *Quedas (ou Beltrãozinho), estes, remanescentes da Prata de 2023. Vindos da Bronze são: Terra Boa (campeão), Paraná (vice), Manoel Ribas (3º), Itaipulândia (4º) e Fazenda Futsal (5º). Deixaram a competição o Coronel (campeão 2023) e AAEMA Mariópolis (vice) que subiram pra Ouro. Já o Colombo e Irati foram rebaixados para a Bronze.

Publicidade
Publicidade

Fórmula de Disputa 2024

Primeira Fase: Todos contra todos em turno único. Totalizando 15 jogos. Classificam-se as 12 melhores equipes. Os últimos 4 colocados disputam uma vaga de permanência na Prata, esta disputa se dará no formato todos contra todos, turno e returno.

Segunda Fase: Aqui as 12 equipes serão divididas em dois grupos. As equipes jogam dentro do grupo em dois turnos, totalizando 10 jogos. Os quatro melhores de cada grupo avançam para a terceira fase.

Terceira Fase: Os confrontos serão os seguintes: C1 – 1ºA x 4ºB, C2 – 3ºA x 2ºB, C3 – 2ºA x 3ºB, C4 – 4ºA x 1ºB. A partir desta fase, os times se enfrentam em dois jogos (ida e volta) até a decisão final.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Fórmula de disputa da Série Prata será a mesma em 2024
Publicidade