Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Farmacêutica Caroline Munhoz dá dicas de como prevenir a perda auditiva

GeralSaúde

por Islan Roque

WhatsApp Image 2019-07-23 at 08.55.35
Publicidade

Apesar da audição ser um dos sentidos mais importantes para os seres humanos, a perda auditiva é uma das deficiências mais comuns no mundo todo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 15 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência auditiva ou problemas de saúde no ouvido.

[Grupo RBJ de Comunicação] Farmacêutica Caroline Munhoz dá dicas de como prevenir a perda auditiva — Farmacêutica Caroline Munhoz esteve na Onda Sul FM. Foto de divulgação
Farmacêutica Caroline Munhoz esteve na Onda Sul FM. Foto de divulgação

Segundo a Farmacêutica, Caroline Lermen Munhoz, a média de tempo que as pessoas procuram algum tipo de tratamento para o problema auditivo depois de ter um diagnóstico é de 7 anos. “Como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia afirma. O problema é que quanto mais demorado o diagnóstico e o tratamento são feitos, maiores serão os prejuízos para a saúde do ouvido. “Ter uma boa saúde auditiva é incluir o sistema auditivo na lista de preocupações quando pensamos em procurar um profissional da saúde”. Destaca a farmacêutica.

Como prevenir a perda auditiva?

No mundo em que vivemos nos dias de hoje, estamos cada vez mais expostos à ruídos e barulhos constantes, seja através das buzinas e trânsito nas grandes cidades, obras e construções, propagandas em carros de som ou até mesmo os barulhos de conversas em grandes aglomerações. Por essa razão, é importante cuidar da saúde dos ouvidos e prevenir a perda da audição.

Publicidade
Publicidade

É claro que estaremos expostos a esses barulhos querendo ou não, mas há algumas maneiras de suavizar os danos causados por toda essa exposição, como as listadas a seguir:

• Controlar os sons mais comuns que ouvimos no dia a dia, como a televisão, música no celular ou em outros aparelhos de som. O segredo é não deixar nossos ouvidos chegarem ao ponto de se acostumarem com os sons muito altos.

• Quando praticar o uso de fones de ouvido, deixe o volume em um ponto onde ainda é possível ouvir sons externos, como a voz de outras pessoas. Em casa, tente não fazer muito o uso desses dispositivos.

• Em ambientes como shows ou festas, não fique perto das caixas de som e tente descansar seus ouvidos em um ambiente silencioso após ser exposto a esses sons estridentes.

Publicidade
Publicidade

• Uso consciente de medicamentos que podem levar à perda da audição, como antibióticos, anti-inflamatórios ou até mesmo a aparente inofensiva aspirina. Atente-se a doenças de ouvido, não deixe uma infecção, por exemplo, chegar a um ponto onde coloca sua audição em perigo. Ao sinal de qualquer sintoma dessas doenças, procure um profissional da saúde.

• A limpeza correta dos ouvidos é uma ótima forma de prevenir a perda auditiva. O processo com as hastes flexíveis deve ser feito apenas na parte externa dos ouvidos, nunca coloque esses produtos dentro do seu ouvido.

• O uso de protetores de ouvido se a pessoa é exposta a muitos barulhos no trabalho, como acontece em construções, é muito importante para a preservação de uma boa audição.

• Se houver casos de perda auditiva na família (pai ou mãe), é recomendado procurar um profissional da saúde para checar se está tudo bem com o seu ouvido. A perda de audição pode ser genética.

Publicidade
Publicidade

Além disso, maus hábitos que possam colocar a sua saúde auditiva em risco devem ser evitados ou feitos com moderação. A deterioração da audição pode acontecer através dos anos. Cuide do seu ouvido hoje para não haver problemas no futuro, já que na terceira idade esses hábitos podem acarretar em consequências sérias.

Publicidade