Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Famílias da região comemoram seis meses ocupação de fazenda em Abelardo Luz

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

Publicidade

Aproximadamente 500 famílias comemoraram neste mês seis meses de ocupação da Fazenda Papuã no município de Abelardo Luz, Santa Catarina, com um evento organizado pelo MST e com a colheita dos plantios já realizados na área que está sob júdice por questões documentais e de legislação ambiental. De acordo com o Movimento Sem Terra de Santa Catarina, inicialmente a área foi ocupada por 120 famílias, dando origem ao Acampamento Euclides dos Santos Rodrigues (Kide). Posteriormente outras 400 massificaram a ocupação. Conforme o Movimento das 530 famílias, 80% são de Abelardo Luz e as demais de Palmas e Clevelândia, no Paraná e de Xanxerê, Entre Rios, São Domingos, Bom Jesus, Ouro Verde, entre outros, em Santa Catarina.

[Grupo RBJ de Comunicação] Famílias da região comemoram seis meses ocupação de fazenda em Abelardo Luz — Foto: Juliana Adriano/MST
Foto: Juliana Adriano/MST

Na comemoração do semestre  sobre a área, os agricultores participaram de uma mística organizada pela juventude que retomou os elementos de luta do MST e a breve história de instituição do acampamento. Na ocasião ainda foram feitas as colheitas de verduras, abóboras, tomates e flores plantados logo após a ocupação. Nas áreas de plantio coletivo há lavouras de milho, feijão e mandioca.

Em julho deste ano um acordo estabeleceu que as famílias permaneceriam na área de aproximadamente 1.700 hectares até 15 de janeiro de 2015, prazo estabelecimento aos proprietários para que buscassem a solução na justiça quanto à propriedade da terra. Posteriormente seriam dados outros encaminhamentos para a questão.

Publicidade