Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
01 de maio de 2024
Rádios

Falta de insumos preocupa veterinários do Paraná

Geral

por Juliana Raddi

estoque-de-insumo-para-exame-de-tuberculose-bovina-e-normalizado-em-mt
Publicidade

Há seis anos, o núcleo dos Médicos Veterinários e Zootecnistas ligados a Associação Empresarial de Francisco Beltrão e a Secretaria de Agricultura, implantaram o Programa municipal de controle e erradicação da tuberculose e brucelose animal no Paraná.

[Grupo RBJ de Comunicação] Falta de insumos preocupa veterinários do Paraná — Vereador Léo Garcia (Foto: Divulgação/Assessoria)
Vereador Léo Garcia (Foto: Divulgação/Assessoria)

O Vereador e também veterinário, Léo Garcia (PSC), encaminhou um ofício ao Governo do Estado e solicitou ao Deputado Estadual, Wilmar Reichembach, apoio para conquistar investimentos no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Segundo ele, a intenção é que o governo reative ou aumente a escala de produção dos insumos, “a gente gostaria que fosse investido no Tecpar, que ele voltasse a produzir uma escala boa, para gente manter esse programa”.

Atualmente há falta de dois insumos necessários para realização dos exames de tuberculose em bovinos e bubalinos no estado, gerando complicações para os médicos veterinários, casas agropecuárias revendedoras e produtores rurais. A falta dos insumos impacta diretamente o produtor e indústrias de laticínios, incluindo impacto financeiro, com a perca de animais, descarte de leite contaminado e também na saúde das pessoas, porque principalmente a brucelose é transmissível para o homem.

Com o retorno de investimentos por parte do Governo Estado, seria facilitado o acesso desse insumo aos veterinários, principalmente do Estado do Paraná. “Francisco Beltrão desenvolveu um programa muito importante nessa área de combate à tuberculose, se tornou referência para outros lugares do Brasil, desse modo não podemos deixar voltar à estaca zero”, alerta Léo Garcia.

Publicidade
Publicidade

Confira a entrevista: 

Publicidade