Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
03 de maio de 2024
Rádios

Exército comemora dia Da Bandeira com Formatura Solene em Palmas

Geral

por redação

Publicidade

Foi realizada nas dependências da 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada nesta quinta-feira (19), uma cerimônia cívico-militar para comemorar o Dia da Bandeira.

Na oportunidade os oficiais recém-promovidos ao posto de 2º Tenente, realizaram o compromisso ao primeiro posto e deram as boas vindas ao Cabo André da Silva Escongisk que estava em missão de Paz no Haiti.

A solenidade contou com presença do General de Divisão Carlos Norberto Lanzellotte, pai do Major Rodrigo Motinha Lanzellotte, comandante da 15ª Cia, além de autoridades e convidados.

[Grupo RBJ de Comunicação] Exército comemora dia Da Bandeira com Formatura Solene em Palmas — DSCF4492
DSCF4492

Publicidade
Publicidade

DIA DA BANDEIRA –  A HISTÓRIA

A comemoração do dia da bandeira se constituiu como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira, o dia da bandeira simboliza a nação brasileira.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.

Publicidade
Publicidade

Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.

Fonte: Leandro Carvalho, Mestre em História.

Publicidade