Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
02 de maio de 2024
Rádios

Ex-morador de Palmas/PR é o precursor do Cooperativismo de Crédito no Brasil

Geral

por redação

Publicidade

Instituído pela Lei Nº 12.620 de 8 de maio de 2012, o dia 28 de dezembro é o Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito. A data escolhida é a mesma em que ocorreu a fundação da primeira cooperativa de crédito do Brasil, a Sicredi Pioneira RS, em Nova Petrópolis (RS), fundada em 1902.

[Grupo RBJ de Comunicação] Ex-morador de Palmas/PR é o precursor do Cooperativismo de Crédito no Brasil — MARIOOO
MARIOOO
No mês de outubro, a Câmara de Vereadores de Palmas, Sul do Paraná, prestou homenagem ao precursor do cooperativismo de crédito contemporâneo no Brasil, Mário Kruel Guimarães. Nascido em Santo Angelo (RS), foi criador, no inicio da década de 80, da Central das Cooperativas de Crédito – Cocecrer, no Rio Grande do Sul, que mais tarde se tornou o atual Sistema Sicredi. Antes de chegar a Palmas, passou por cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, e, na maioria, fixou-se apenas por dois ou três anos.

Autor de vários livros sobre economia, administração, cooperativismo e ciência política, o homenageado residiu em Palmas entre a década de 80 e 2003, dedicando-se a uma granja em Água Doce, Oeste catarinense, onde plantava maçãs. Após esse período, mudou-se para Ituporanga (SC).

[Grupo RBJ de Comunicação] Ex-morador de Palmas/PR é o precursor do Cooperativismo de Crédito no Brasil — Matéria da Revista Sicoob (Ano1 - Nº 1 - Jan/Fev/Mar 2010) - Clique para ampliar
Matéria da Revista Sicoob (Ano1 - Nº 1 - Jan/Fev/Mar 2010) - Clique para ampliar

Autodidata, estudou por conta própria para obter a aprovação na prova do Banco do Brasil e começou a atuar em Erechim. Foi gerente de agência em Getúlio Vargas, exerceu a função de chefe da carteira agrícola do Banco do Brasil e se aposentou em Porto Alegre, como inspetor, em 1968. Também dirigiu um frigorífico em Sarandi e em Duque de Caxias (RJ) e trabalhou no Ministério da Agricultura.

Publicidade
Publicidade

Quando funcionário da Instituição financeira envolveu-se com o cooperativismo de crédito. No início da década de 60, atuou em Itabuna, na Bahia, onde organizou uma cooperativa de cacau. No Rio Grande do Sul, foi vice-presidente da Federação das Cooperativas de Trigo e Soja do Rio Grande do Sul (Fecotrigo) e presidente da Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul (Cocecrer).

Foi autor de várias obras, tais como: Enfoques da Politica Agraria Brasileira(1974);Credito Rural Dinamica da Fiscalização(1977);Painel Sobre Cooperativismo de Crédito Rural; Crédito Rural para Cooperativas: Teoria, Prática. Legislação e Normas, dentre outras. Guimarães faleceu aos 87 anos, no dia 23 de dezembro de 2011.

Publicidade