Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de maio de 2024
Rádios

Evento na UTFPR em Pato Branco debaterá o Direito à Terra

As temáticas envolverão representantes de diversos segmentos da sociedade.

Geral

por Ivan Cezar Fochzato

mesa
Publicidade

No próximo 26 de Junho, às 19h30, será realizada na UTFPR em Pato Branco, uma mesa-redonda com o tema  Direito à Terra: perspectivas. O objetivo é promover debate para a compreensão da realidade a partir de  visões jurídicas, religiosas, midiáticas, educacionais e políticas.

O evento é aberto a acadêmicos de Letras, Direito, Licenciaturas, Movimentos Pastorais,  Sociais, Sindicatos, Associações, ONGs e comunidade como um todo. Tem a organização dos alunos do quinto período do curso de Letras, coordenado pela professora Doutora Márcia Andrea dos Santos, apoiado pelo Mestrado em Letras – Disciplina Educação para a Multiculturalidade e Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Educação- UTFPR.

Conforme os organizadores, a sociedade brasileira vê-se embrenhada em meio a vários discursos, de ódio, intolerância, preconceito, não aceitação das diferenças, desrespeito aos direitos humanos. A formação de professores, entende como necessidade a discussão de temáticas de cunho social para que se possa observar diferentes pontos de vista para ampliação da formação crítica de diferentes profissionais na UTFPR, professores, acadêmicos, servidores, comunidade externa regional.

O evento no anfiteatro da UTFPR é gratuito. Os participantes poderão doar um quilo de alimento não perecível em ação solidária

Publicidade
Publicidade

DEBATED0RES

José Carlos Gabriel Poty – Atual cacique da Terra Indígena de Mangueirinha, foi Administrador da Funai em Chapecó, Assessor do Povo Gavião gavião kyikateje-Pará e do povo kaingang Nonoai, no Rio Grande do Sul

Paulo Roberto Kohl – membro da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU), membro da Comissão de Direito Agrário e Agronegócio – OAB/PR e OAB/SC e diretor da Escola de Agraristas.

Renata dos Santos Kaspreski – Quilombola – Mestre em Letras, Integrante do Movimento de Mulheres Quilombolas do Paraná e do Coletivo da Educação Escolar Quilombola do Paraná

Publicidade
Publicidade

Ricardo Callegari – Doutor em História. Foi Educador Popular na Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), com sede em Francisco Beltrão.

Padre Vagner Raitz – Coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão e Coordenador Diocesano da Pastoral da Ecologia Integral.

Mediador: Aruanã Antonio dos Passos, Doutor em História. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Direitos Humanos. Docente do Departamento de Humanas da UTFPR -PB.

Publicidade