Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
06 de maio de 2024
Rádios

Estudantes de Contabilidade do IFPR/Palmas realizam pesquisa regional

PALMAS

Economia

por redação

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Estudantes do  Curso de Ciências Contábeis – IFPR – Câmpus Palmas realizaram  um estudo em vários municípios na  região, visando medir a incidência dos tributos sobre os produtos da cesta básica. O objetivo foi aprofundar os estudos sobre contabilidade tributária e planejamento tributário, através da disciplina de Contabilidade Tributária II.

Juntamente ao trabalho acadêmico de compreensão da desoneração da alimentação básica, foi desenvolvida uma ação comunitária, onde foram arrecadadas e posteriormente distribuídas,  86 cestas  de alimentos  no valor de R$ 51,00  cada uma, para entidades assistenciais municípios de Mangueirinha, Palmas e Clevelândia, no Paraná e  Abelardo Luz, Santa Catarina.

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Os acadêmicos analisaram valores e tributação incidente sobre a cesta procurando compreender quais já tinham benefícios de alíquotas reduzidas e  nos quais foram adicionados, conforme a medida provisória do governo federal que estabelece a redução a ZERO, da alíquota para três os impostos/contribuições federais: PIS, COFINS e IPI, incidentes sobre os produtos de alimentação e higiene pessoal. 

Conforme análise feita pelo grupo, a estrutura tributária brasileira é reconhecidamente regressiva, ou seja, o peso dos tributos diminui na medida em que o poder aquisitivo das famílias é maior. A desoneração dos produtos que compõe a cesta básica tende a beneficiar de forma mais significativa às famílias de menor renda, retirando destas a carga tributária e conferindo à medida um caráter de justiça fiscal. Para tanto, também será necessário que a medida se converta em redução dos preços ao consumidor.

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Conforme a professora, Elza Terezinha Cordeiro Müller – que coordenou a pesquisa – com a realização do trabalho, percebeu-se a satisfação das pessoas em poder contribuir, e a gratidão das pessoas que recebem uma contribuição. “Vale ressaltar o aprendizado e o interesse dos alunos pela realidade local, onde  puderam  compreender melhor as teorias de sala de aula e com a aplicação dos conhecimentos nas ocorrências do cotidiano”, avaliou.

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